Referências no episódio final de Ted Lasso


Acordei triste e feliz. Com uma semana de atraso (normal para mim), assisti ontem o final de Ted Lasso. Quem me acompanha pelo menos um pouquinho aqui e nas redes sociais sabe o tanto que eu amo essa série da Apple TV+. Sendo bem sincera, acho na minha lista de preferidas está atrás apenas de Friends, até porque Friends é hors concours, imbatível.


Estou triste porque acabou (Como vou viver sem meu Tedinho? COMO?), mas feliz porque ela foi consistente até o fim e nos deu um final digno. A Apple TV+ sempre preza pela qualidade das suas produções e isso é visto em cada filme e série que lança. E com Ted Lasso isso é muito claro. Eles preferiram acabar no auge, acabar bem, do que arrastar por temporadas e temporadas e estragar algo tão bom (alô, Netflix, sentiu a indireta?).


Ted Lasso teve um final coerente, bonito, melancólico, feliz, triste, de aquecer o coração e deixar a gente com um sorrisinho no rosto, como foi ao longo dessas três incríveis temporadas.


E o episódio final foi cheinho de referências a temporadas passadas – e eu trouxe alguns aqui para vocês que vi no site TV Line!


Se você ainda não assistiu, melhor não continuar lendo, porque vai estar cheio de spoilers. E se não assistiu ainda, o que está esperando? Veja a crítica aqui.




1- Dancinha do Ted




Primeira referência: A primeira vez que vemos Ted, é por meio de imagens do vestiário de sua celebração com o Wichita State Shockers, time que ele treinava, onde Ted está fazendo a dança do homem correndo enquanto seu time comemora (na 1ª temporada, episódio 1).


Referência final: Ted mostra os mesmos movimentos depois que o AFC Richmond conquista a grande vitória contra o West Ham.


2- Livro do Jamie



Primeira referência: Ted presenteia cada jogador de Richmond com um livro diferente, mas Jamie imediatamente joga sua cópia de The Beautiful and Damned, de F. Scott Fitzgerald, no lixo (na primeira temporada, episódio 3).


Referência final: The Beautiful and Damned é agora onde Jamie esconde seu pedaço da placa rasgada de “Believe” que os Greyhounds colaram de volta. (E o livro parece bem gasto hoje em dia!)


3- Impedimento



Primeira referência: “Só por curiosidade: você poderia explicar a regra do impedimento?” Trent Crimm pergunta a Ted antes de sua primeira partida oficial como técnico (na 1ª temporada, episódio 2). Ted não consegue, e a regra do impedimento continua a confundi-lo ao longo da série.


Referência final: Quando o West Ham marca um gol final sobre Richmond, é apenas Ted - não Beard ou Roy - que percebe corretamente que um jogador estava impedido.


4- Selfie



Primeira referência: Em seu voo para a Inglaterra, Ted é abordado para uma selfie por um jovem que viu o vídeo viral de Ted dançando e fala que é loucura ele fazer isso (na Temporada 1, Episódio 1).


Referência final: Ted encontra o mesmo fã quando está prestes a embarcar em seu voo de volta para os Estados Unidos, só que desta vez, em vez de pensar que é ridículo que Ted esteja tentando treinar o futebol do Reino Unido, o jovem agora pensa que é estúpido que Ted jamais voltar para os EUA após seu sucesso com Richmond.


5- Fita nos seios



Primeira referência: sempre o cavalheiro, Ted usa fita preta para censurar uma foto de Keeley em topless que Jamie pendurou em seu armário (na 1ª temporada, episódio 1).


Referência Final: Ao se tornar o novo gerente do AFC Richmond, Roy usa a mesma técnica de fita em um desenho em seu escritório - que por acaso é um dos esboços de carvão "enervantemente precisos" de sua sobrinha do peito de uma mulher, visto pela primeira vez na 2ª temporada.


6- Técnica de Kintsugi




Primeira referência: a vidente da mãe de Rebecca mostra uma tigela única em sua casa, explicando que a arte japonesa do kintsugi conserta coisas quebradas com ouro, para criar algo bonito enquanto abraça suas falhas (na 3ª temporada, episódio 3).


Referência final: Nate usa a mesma prática para consertar a placa "Believe" de Ted, colando os pedaço com ouro e pendurando-a novamente no vestiário dos Greyhounds.


7- “Seja um peixinho dourado”




Primeira referência: depois que Sam comete um deslize durante o treino, Ted insiste para que ele “seja um peixinho dourado”, um animal feliz porque tem uma memória de apenas 10 segundos (no episódio 2 da 1ª temporada).


Referência final: Tendo voltado para casa no Kansas, Ted dá o mesmo conselho ao filho Henry depois que ele perde um gol durante o jogo de futebol.


8- “Todo mundo está decente?”



Primeira referência: Em sua primeira aparição na tela, Keeley entra no vestiário dos Greyhounds com os olhos protegidos, perguntando se os homens estão suficientemente vestidos... apenas para ficar desapontada quando estão (na 1ª temporada, episódio 1).


Referência final: “Todo mundo é decente?” Keeley pergunta mais uma vez, com os olhos cobertos - e, sim, para sua tristeza todos estão.


9- Amor de Roy por Julie Andrews



Primeira Referência: Roy revela a Ted, Beard, Higgins e Trent Crimm que gosta da atriz Julie Andrews, nomeando Maria, de A Noviça Rebelde, como seu papel favorito dela (na Temporada 3, Episódio 3).


Referência Final: Os Greyhounds executam "So Long, Farewell" de A Noviça Rebelde como um adeus a Ted, e Roy visivelmente murmura a letra do lado de fora.


10- Jamie e a caixinha de dinheiro



Primeira Referência: Quando Nate chega para coletar dinheiro para o presente de aniversário de Sam, Jamie enfia seu chiclete mascado na caixa (no episódio 2 da 1ª temporada).


Referência Final: Quando Jamie é multado em £ 200 por dormir durante a meditação da equipe, ele contribui com o dinheiro que deve - e um pouco mais.


Bônus: O chapéu “Icon”, “Ícone”, de Jamie, que ele usava bastante nas temporadas anteriores, agora diz “I, Cog”, algo como “Eu, engrenagem”, aparentemente indicando que ele realmente aceitou ser um companheiro de equipe.


Você pode ver todas as referências aqui.


*** 


Com muita tristeza me despedi de Ted Lasso ontem. Mas tudo bem. Agora é só recomeçar a assistir tudo mais uma vez. E de novo. E de novo. E de novo. Como faço com Friends até hoje.


Recomendo muito.


Teca Machado


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.