Sem Limites com Chris Hemsworth - Crítica


Todo mundo quer viver mais e com mais saúde. A busca pela fonte da juventude e da saúde são tão antigas quanto a história do ser humano. E não só os “pobres mortais” como nós procuram isso. Estrelas como Chris Hemsworth (o Thor) também perseguem esse objetivo. E esse é o foco do documentário Sem Limites com Chris Hemsworth, do criador e diretor Darren Aronosky (também de Cisne Negro, A Baleia, One Strange Rock e outros). 


Da Disney+ em parceria com a National Geographic, Sem Limites tem seis episódios com cerca de uma hora cada e nela acompanhamos o ator buscando uma maneira de viver melhor, por mais tempo e com menos danos ao corpo e à mente.



Sem Limites com Chris Hemsworth


Até o Thor tem medos e fraquezas. E Chris Hemsworth abre o coração no documentário. Ele mostra vulnerabilidades e receios e ao longo de seis episódios vai vencendo obstáculos ao envelhecimento sem saúde e aprendendo no caminho. Não é só seu corpo (e que corpo!) que trabalha na série, sua mente também. Até porque muitos dos desafios do corpo são vencidos com a ajuda da mente. Ele anda sobre um andaime a mais de 200 metros de altura, fica sem comer por 4 dias, nada no Ártico e muito mais.


Os episódios são sobre stress, frio (e calor), jejum, força, memória e aceitação. Sempre rodeado de profissionais especialistas em cada área que ele vai se aprimorar e chegando ao limite – e até passando dele, o ator também conta com a participação de sua família. Sua esposa é figura frequente nos capítulos, assim como os irmãos (sim, o ex da Miley Cyrus que está digerindo Flowers até hoje) e amigos.




É possível aprender e levar muito do que ele faz para a nossa vida. Claro que para fins de documentário e por causa da sua forma física, ele faz tudo de forma extrema, mas podemos adquirir muitos dos hábitos. O que é mostrado é interessante, baseado em ciência e nos faz querer viver mais e de forma mais saudável. Sei que eu guardei muito comigo e tenho tido algumas das atitude que aprendi na série.


Uma frase que ficou comigo é “a gente não para de se movimentar porque envelhece. A gente envelhece porque para de se movimentar”.


Pausa na carreira


Um dos episódios mais emotivos de Sem Limites com Chris Hemsworth é sobre memória. Para a série, o ator fez diversos testes genéticos e um deles revelou uma propensão elevada ao desenvolvimento de Alzheimer.  Ele descobriu que carrega duas cópias do gene APOE4, herdadas tanto do seu pai quanto da sua mãe, uma combinação bastante rara, que segundo pesquisas mais recentes afirma que seus portadores têm de 8 a 10 vezes mais chance de desenvolver a doença de Alzheimer do que pessoas sem esses genes.




Isso foi um baque para o ator, já que seu avô teve a doença e o resultado o fez encarar uma possibilidade amedrontadora para o futuro. Isso não significa que ele vai desenvolver o Alzheimer, mas Hemsworth enxerga o laudo como uma oportunidade de aproveitar mais sua vida e ficar mais com sua família. Assim, ele decidiu dar uma pausa na carreira. Ele entendeu que mais do que viver muito, ele quer viver bem e aproveitar seu tempo com quem realmente importa.


Com alguns episódios melhores do que outros (mas todos bons), Sem Limites com Chris Hemsworth é uma excelente série documental, com conteúdo interessante e visual lindíssimo, e que pode nos fazer repensar a vida, a saúde e a mortalidade.


Recomendo muito.


Teca Machado


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.