quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Melhores Séries de 2022


Segunda-feira começamos aqui no blog o “melhores do ano” e trouxe a lista de todos os filmes que assisti em 2022 com um apanhado dos cinco melhores (veja aqui). Agora chegou a vez de séries! E acredito que assisti mais séries boas do que filmes. Foi difícil escolher só cinco – então escolhi seis - e confesso que muitas queridinhas ficaram de fora.



Séries vistas em 2022


1- Black Bird, da Apple TV+



Você aceitaria ser enviado como infiltrado para uma prisão de segurança máxima para conseguir uma confissão de um possível serial killer? E se o preço disso fosse a sua liberdade? James Keene aceitou essa oferta em Black Bird. Com atuações impecáveis, essa série baseada em fatos reais é instigante, de tirar o fôlego e definitivamente a melhor que assisti esse ano.


Você pode ver a crítica aqui.


2- House of the Dragon, da HBO Max




Ah, como foi maravilhoso voltar ao universo de Game of Thrones – e voltar com estilo! House of the Dragon foi um abraço nos fãs com uma história interessante, muitíssimo bem-feita e com a marca de George R. R. Martin: Partindo nosso coração! Eu já sabia muito do enredo porque li o livro na qual a série está sendo baseada, o Fogo e Sangue, publicado por aqui pela Editora Suma. Mas nem por isso eu fiquei menos triste. Atuações excelentes de um elenco sensacional e um design de produção de altíssima qualidade coroam essa série.


Você pode ver a crítica do primeiro episódio aqui e um post com curiosidades sobre a série aqui.


3- Os Aneis do Poder: O Senhor dos Aneis, da Amazon Prime Video




Do mesmo jeito que foi muito bom voltar para Westeros, foi incrível retornar para a Terra Média! Uau! Que série! E se falamos de qualidade, aqui ninguém – ninguém mesmo! – pode colocar defeitos. A série mais cara da história (U$ 58 milhões por episódio!!!!) mostrou a que veio. Amei o enredo e os últimos três episódios me deixaram até ofegante de tanto caos, explosão, confusão e correria. 


4- Pam & Tommy, da Star+




Sexo, drogas e rock and roll. Essa é uma boa maneira de descrever Pam & Tommy, que foi produzida pela Hulu e que no Brasil está disponível pela Star+. Baseada em fatos reais teve como base um artigo da Rolling Stone. Ela é um recorte de cerca de três anos da vida da atriz Pamela Anderson e do músico Tommy Lee. Eles foram as primeiras celebridades a terem uma sex tape vazada para o público e viralizaram – isso nos anos 1990, quando a internet ainda estava apenas no começo e era uma terra de ninguém. Atuações ótimas – Lily James e Sebastian Stan estão maravilhosos! – e ótima ambientação numa história interessante e que indigna o espectador fizeram dessa uma das minhas séries preferidas de 2022.


Você pode ver a crítica aqui.


5- Only Murders in the Building, da Star+



Steve Martin e Martin Short: Que combinação! Amo os dois juntos desde O Pai da Noiva nos anos 1990 e agora eles se reencontraram nessa série de comédia com mistério que ainda conta com Selena Gomez no elenco. Três vizinhos que adoram podcasts de true crime começam a investigar um assassinato que aconteceu no prédio em que moram. Com um roteiro interessante, reviravoltas bem doidas, a primeira temporada saiu ano passado e a segunda esse ano, mas assisti as duas em 2022 e estou aguardando ansiosamente a terceira.


Você pode ver a crítica aqui.


Bônus: Station Eleven, da HBO Max



Não entrou no top 5, mas eu não poderia deixar de comentar Station Eleven. Minissérie da HBO, baseada no livro homônimo de Emily St. John Mandel, publicado por aqui pela Editora Intrínseca. A série pós-apocalíptica ganhou o público logo nos primeiros episódios e conseguiu uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes. Seus 10 episódios, com cerca de 45 minutos cada, começam com uma gripe misteriosa que mata 90% do planeta e acompanhamos os personagens, alguns no presente e outros no futuro e alguns em ambas as épocas. Station Eleven definitivamente vale o seu tempo.


Você pode ver a crítica aqui.



*** 


Aqui a lista completa de séries que assisti em 2022



1- Emily em Paris - 2 (Janeiro)

2- La Casa de Papel - 5/2 (Janeiro)

3- Atypical - 4 (Fevereiro)

4- Only Murders in The Building (Fevereiro)

5- Station Eleven (Fevereiro)

6- You - 3 (Março)

7- The Morning Show - 2 (Março)

8- Bridgerton - 2 (Abril)

9- WeCrashed (Abril)

10- Pam & Tommy (Maio)

11 - Stranger Things - 4 / Parte 1 (Junho)

12- Pretty Smart (Junho)

13- Stranger Things - 4 / Parte 2 (Julho)

14- Dickinson - 2 (Julho)

15- Cavaleiro da Lua (Agosto)

16- Peaky Blinders - 6 (Agosto)

17- Black Bird (Agosto)

18- Eu Nunca… - 3 (Setembro)

19- Trying - 3 (Setembro)

20- Only Murders in the Building - 2 (Setembro)

21- Fortuna (Outubro)

22- House of the Dragon (Outubro)

23- O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (Novembro)

24- Blockbuster (Novembro)

25- Brooklyn 99 - 8 (Novembro)

26- 1899 (Dezembro)

27- Disque Amiga Para Matar - 3 (Dezembro) 


E você, me conta quais foram as suas séries preferidas do ano!


Teca Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.