segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Curiosidades sobre House of the Dragon


E ontem chegamos ao fim da primeira temporada de House of the Dragon, spin off de Game of Thones. E como era de se esperar, chegamos com o coração partido, né? Porque, afinal, é de George R. R. Martin que estamos falando, esse senhor barbado que gosta de pisar na gente desde que jogou o Bran de uma torre nos episódios iniciais e matou o Ned na primeira temporada de GOT (Não, eu não aceitei o Ned ter morrido ATÉ HOJE).


Mas se você ainda não assistiu ao último episódio que foi ao ar ontem, fique tranquilo que eu não vou dar spoiler por aqui. Na verdade, hoje venho trazer para vocês algumas curiosidades sobre a série.




Curiosidades sobre House of the Dragon


1- A série é inspirada em uma das tramas do livro Fogo e Sangue, de George R. R. Martin, publicado no Brasil pela Editora Suma


O livro Fogo e Sangue conta os primeiros 150 dos 300 anos de reinado dos Targaryens em Westeros. A obra acompanha vários reis, mas essa, que é conhecida como A Dança dos Dragões, é provavelmente a trama mais importante do livro.


Você pode ler a resenha do livro aqui.


2- House of the Dragon é baseado na história real da guerra civil inglesa conhecida como The Anarchy


Na Comic Con 2022 George R.R Martin explicou como o livro foi inspirado em eventos reais que ocorreram no século XII. Segundo ele, Game of Thrones foi baseado muito vagamente na Guerra das Rosas e agora em um período anterior da história inglesa, chamado The Anarchy.


O único filho legítimo de Henrique I, o rei da Inglaterra, se afogou enquanto tentava atravessar o canal da Mancha. Isso o deixou com apenas uma filha legítima, Matilda. Ele a nomeou sua herdeira e fez todos os Senhores do Reino jurarem a ela. Mas quando o rei morreu, a maioria dos senhores do reino “esqueceu” desse juramento ou não o honrou. Seu primo, Stephen, então cruzou o canal e assumiu o controle. Assim, começa uma batalha em que Matilda e Stephen lutaram pelo trono.




3- House of the Dragon é uma grande fofoca!


O livro pelo menos é. Ao contrário os livros da saga Canção de Gelo e Fogo (Game of Thrones), narrados de forma “normal”, com o narrador onisciente, Fogo e Sangue é um livro histórico – fictício, claro. Ele foi escrito por um meistre de acordo com relatos de testemunhas e pesquisas. Durante vários trechos ele mesmo diz que se acredita que essa seja a verdade, mas que ninguém tem certeza, e várias vezes ele coloca relatos de diferentes pessoas com diferentes versões do mesmo acontecimento. Ou seja, no fim das contas tudo ali é uma grande fofoca!


4- Nascimentos dramáticos


Enquanto em Game of Thrones os casamentos eram palco de acontecimentos dramáticos (a gente nunca vai esquecer o trauma que foi o Casamento Vermelho e nem deixar de se alegrar com o Joffrey morrendo envenenado), em House of the Dragon os nascimentos são pontos críticos da trama. O último e o primeiro episódios deixam isso bem claro.


Falando sobre seu significado na obra, o diretor Miguel Sapochnik disse ao The Hollywood Reporter: “Na época medieval dar à luz era violência. É o mais perigoso possível. Temos vários nascimentos no programa e basicamente decidimos dar a eles temas diferentes e explorá-los de diferentes perspectivas da mesma maneira que fiz para um monte de batalhas em tronos.”




5- O começo do fim


A guerra conhecida como A Dança dos Dragões, que tem início ao final do último episódio dessa temporada, pode ser descrita como o começo do fim da dinastia Targaryen. A história se passa 172 anos antes do nascimento de Daenerys, que marca o fim. Os acontecimentos dessa batalha desencadeiam consequências que irreparáveis à Casa Targaryen e aos dragões.


*** 


House of the Dragon foi renovada para a segunda temporada assim que o segundo episódio foi ao ar. Agora é esperar em agonia 2024, quando ela vai ser exibida.



Enquanto isso, você pode ler Fogo e Sangue e descobrir a história da Dança dos Dragões, de como Aegon, O Conquistador, tomou Westeros para si e outras tramas.



Recomendo muito, tanto a série quanto o livro.


Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.