Conto, novela ou romance


Você sabe a diferença entre conto, novela e romance?


Os três são gêneros literários distintos, mas têm algumas semelhanças entre si, por isso muitas pessoas acabam confundindo os três.


Vamos conhecer um pouco mais de cada um deles? Mas já adianto: Novela não é da as 18h ou 21h da Globo. 😅


Imagem: PixaBay


Conto


É uma narrativa curta, mas que apresenta todos os elementos tradicionais de uma narrativa, como personagens, tempo, espaço e enredo, mesmo que numa trama mais enxuta. E o conto pode ser de qualquer gênero, como romance, ficção científica, policial, fantasia e outros.


Em geral tem um único conflito, já que personagens, tempo e espaço são reduzidos. O comum é ter apenas um acontecimento relevante e um clímax.


Muitas pessoas confundem conto com crônicas. Diferentemente dos contos, que podem contar com a variedade de temas, a crônica é um gênero discursivo que de modo geral retrata o cotidiano e trata de assuntos corriqueiros da atualidade e são até mais curtas.


Novela


Apesar do nome, não estamos falando das famosas telenovelas. Situada entre o conto e o romance, nem sempre é fácil caracterizar uma novela. 


Assim como o conto, ela geralmente gira em torno de um único conflito e possui um número reduzido de personagens, mas é mais extensa do que o conto e bem menor do que o romance.


Alguns autores usam a novela como um “entre-livros” dentro de uma série ou saga. É uma conexão entre as histórias já contadas e as que ainda virão, principalmente se o foco das próximas obras será em outros personagens. Muitas vezes é quase um epílogo e fechamento de alguns arcos.


Romance


Esse é o gênero mais comum quando falamos sobre livros. E, apesar do nome, não é necessariamente uma história de amor, é apenas um nome para obras extensas dos mais variados temas.


O romance é mais extenso do que a novela e o conto. Tem muitos personagens, contando com protagonistas e personagens secundários, inclusive eles mesmos com arcos dramáticos próprios. Além disso, há inúmeros conflitos, clímax e mesmo reviravoltas.


Imagem: PixaBay


***


Eu não gostava de contos, mas peguei gosto, apesar de não ser meu gênero preferido. E já li algumas novelas que gostei muito (o post anterior é sobre uma, inclusive, leia aqui sobre Evidências de Uma Traição, de Taylor Jenkins Reid, da Editora Paralela). E o romance nem preciso falar, né? Acho que é preferência de todos os leitores.


E você, qual o seu gênero preferido?


Teca Machado


Um comentário:

  1. Você diferenciou claramente. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.