As Nove Vidas de Rose Napolitano - Resenha
Você já parou para pensar que todas as escolhas que você faz, por menores que sejam, influenciam a sua vida a longo prazo? Se você for para a direita ao invés da esquerda pode encontrar o amor da sua vida. Se sair de casa mais tarde pode encontrar um amigo que não via há tempos. Se comer pizza de calabresa ao invés de marguerita pode ter uma infecção estomacal e parar no hospital. E se decidir ou não ter um filho é algo que vai mudar drasticamente sua vida, independente da resposta.
E é essa questão da maternidade que traz o livro As Nove Vidas de Rose Napolitano, de Donna Freitas, publicado pela Editora Paralela, selo da Companhia das Letras, e que eu recebi um exemplar em parceria com a editora.
Foto @casosacasoselivros - Essa capa é LINDA, né? |
E posso dizer uma coisa: Uau! Que livro!
As Nove Vidas de Rose Napolitano
A Rose é uma mulher bem-sucedida, feliz com a vida que leva e que que sempre, desde muito nova, disse que não queria ter filhos. E ela se casou com Luke, um homem com o mesmo pensamento. Até que ele muda de ideia: Agora Luke quer um filho. E quer muito. A ponto de ter ou não um bebê colocar o casamento em risco.
Então Donna Freitas nos leva a uma viagem incrível a nove versões de Rose, mostrando como a vida dela seria a cada decisão que ela toma em relação a essa questão: Ter o filho, não ter o filho, convencer Luke a não ter, engravidar contra a vontade, curtir ser mãe e muito mais.
Intenso
Donna Freitas |
Pode ser porque eu vivo a maternidade profundamente há um ano (para quem não sabe, eu tenho gêmeos) e porque eles vieram “sem querer”, mas As Nove Vidas de Rose Napolitano mexeu intensamente com as minhas emoções, de uma forma que há muito tempo uma história não fazia. Eu chorei, me ressenti, me alegrei, fiquei com raiva, morri de amores e mais um misto de emoções. Várias e várias vezes eu me sentia deitada na BR, atropelada por um caminhão de sentimentos diversos. Ao mesmo tempo que me identificava com Rose e não julgava suas decisões – muitas erradas, inclusive -, não me sentia nenhum pouco parecida com ela e a avaliava com um ser humano horrível.
O tema central é a maternidade, mas a obra fala sobre casamento, luto, poder fazer suas escolhas, quebra de tabus (afinal, a mulher que não quer ter filhos é vista quase como uma aberração), erros, amizade, perdas, ganhos e destino, a aceitar aquilo que não é o programado.
Como é narrado em primeira pessoa pela Rose, o leitor se sente muito próximo dela e esse é um dos maiores acertos de Donna Freitas. Ela cria uma personagem totalmente crível e bem desenvolvida em todas as versões, algo muito difícil de fazer.
Com capítulos alternando as vidas, às vezes é meio confuso e a gente pensa "qual é essa vida mesmo?", mas de modo geral é fácil de acompanhar e super interessante. O livro tem uma proposta que eu nunca tinha visto.
No fim das contas, qual é a vida real de Rose?
Bom, você é quem escolhe.
As Nove Vidas de Rose Napolitano está entre as melhores leituras do ano e recomendo muito a vocês, queiram ser mães (ou pais) ou não.
Teca Machado
Oi, Teca. Tudo bem? Me parece uma obra bastante intensa, não é mesmo? Que bom que gostou da obra. Fiquei curioso em conhecer Rose mais de pertinho. Abraço!
ResponderExcluir.https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com
Beautiful blog
ResponderExcluirPlease read my post
ResponderExcluirOi Teca,
ResponderExcluirEstou com esse livro aqui para ler! Quero ter uma ótima experiência assim como você teve, deve ser algo que mexe bastante com a gente, porque abre tantas possibilidades que antes nem imaginaríamos.
Gosto bastante da proposta!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oie Teca!
ResponderExcluirEu perdi a oportunidade de ler ele pelo netgalley hein Teca? To ate vendo rsrssrs
Acho que é o tipo de livro que traz diversos pensamentos e também aprender sobre , né? Super anotada a dica para ler futuramente, Teca! ♥
Beijos!!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Muito interessante o livro. Acho que instiga o leitor a pensar sobre a personagem à todo momento. Fiquei curiosa para conhecer todas as vidas de Rose.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br