O nome A Roda do Tempo não me era estranho. Eu sabia que eram livros e de fantasia, mas nada mais. Quando a Amazon Prime Video soltou o trailer da série The Wheel of Time, que é adaptação da obra, me interessei e na última sexta, 19, lançou os três primeiros episódios. No sábado, assim que meus bebês dormiram, fui correndo conferir.
Já posso dizer que estou gostando bastante. O universo fictício é bem construído e os personagens são interessantes, todo mundo com seu lado bom e ruim andando lado a lado, principalmente o quinteto principal, composto por Rosamund Pike (que também é produtora executiva), Madeleine Madden, Joshua Stradowski, Marcus Rutherford e Barney Harris. O ritmo dos episódios é bom, apesar de serem grandes (média de 1h cada) e em alguns momentos é muito corrido e com lutas e em outros mais devagar.
Como ainda são apenas 3 episódios e os outros da primeira temporada vão ao ar todas as sextas até 24 de dezembro não dá para fazer uma crítica completa. Mas podemos falar sobre a série de livros, que parece ser super interessante.
A Roda do Tempo
A saga com 14 livros foi escrita por James Oliver Rigney Jr., mais conhecido como Robert Jordan, pseudônimo que assina os livros, e finalizada por Brandon Sanderson. Enquanto escrevia o 12º livro em 2017, se encaminhando para o final, Jordan faleceu. Como tinha uma doença cardíaca descoberta dois anos antes, Jordan se preparou e deixou notas extensas para que outro autor pudesse completar o livro de acordo com seus desejos. Então Sanderson, também escritor de fantasia e fã de A Roda do Tempo, terminou a série.
Foto: Editora Intrínseca |
A ideia original de Jordan era de que fossem 6 volumes, mas o universo que criou foi crescendo e “exigiu” mais histórias. Sanderson, quando pegou o 12º livro para terminar, percebeu que ficaria muito grande, então o dividiu em 3. Detalhe: todas as obras têm mais de 500 páginas.
A série mistura elementos de mitologia europeia e asiática, o que é visto principalmente na “roda do tempo” em si, quando fala, como no hinduísmo e budismo, sobre a natureza cíclica do tempo e das almas. Há ainda influência do taoísmo e das religiões abraâmicas (as crenças monoteístas cuja origem comum é reconhecida em Abraão) com luta entre bem e o mal. Além disso, foi parcialmente inspirado em Guerra e Paz, de Tolstói.
Além dos 14 principais, a saga tem mais três volumes: um romance de prólogo (que acontece antes de “começar”) e dois livros complementares no formato de contos.
Mesmo anos após a sua conclusão, a série de livros ainda é um fenômeno. Em 2021, a vendeu mais de 90 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se uma das fantasias épica mais vendidas desde O Senhor dos Anéis. Ela tem enciclopédias, jogos de videogame, RPG e a JordanCon, uma convenção anual só sobre os livros que acontece todos os anos em Atlanta, EUA.
Foto: Amazon US |
Livros A Roda do Tempo
Sete livros da saga foram publicados no Brasil, todos pela Editora Intrínseca. Apesar de terem sido lançados em 1990, por aqui eles começaram a chegar apenas em 2013, sendo que o 7º foi lançado mês passado.
1. A Roda do Tempo: O Olho do Mundo
2. A Roda do Tempo: A grande caçada
3. A Roda do Tempo: O Dragão Renascido
4. A Roda do Tempo: A Ascensão da Sombra
5. A Roda do Tempo: As Chamas do Paraíso
6. A Roda do Tempo: O Senhor do Caos
7. A Roda do Tempo: Uma Coroa de Espadas
8. A Wheel of Time: The Path of Daggers
9. A Wheel of Time: Winter’s Heart
10. A Wheel of Time: Crossroads of Twilight
11. A Wheel of Time: Knife of Dreams
12. A Wheel of Time: The Gathering Storm
13. A Wheel of Time: Towers of Midnight
14. A Wheel of Time: A Memory of Light
O prólogo se chama New Spring e os dois de contos são Unfettered: Tales by Masters of Fantasy e A Fire Within the Ways.
***
E aí, ficou interessado?
Até animei para ler a saga, apesar de quantidade de livros e de páginas. Mas cadê o tempo para devorar tudo isso?
Gostei dos primeiros três episódios da série e estou curiosa com o andamento do enredo. E a produção, que nem estreou direito, já foi renovada para a segunda temporada. Se você não assina Amazon Prime Video é só vir aqui para conhecer a plataforma, que tem muita produção legal. Você pode testar grátis por 30 dias!
Teca Machado
Quero muito assistir à série. Os livros até tenho vontade, mas me falta tempo como você.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia