“A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como seu fosse Os Beatles.” Essa frase do comediante Bill Maher é totalmente verdade. Quem tem cachorro sabe, a gente pode ter ficado fora de casa só por 5 minutos, mas quando volta eles nos recebem como se não vissem há um ano. E tem como não ficar feliz com tanto amor que vem tão de graça? Sou suspeita para falar, mas amo cachorros. Então é lógico que eu ia amar A História do Mundo em Cinquenta Cachorros, de Mackenzi Lee, publicado no Brasil pela Editora Paralela, selo da Companhia das Letras.
A História do Mundo em Cinquenta Cachorros
A gente sabe que os melhores amigos do homem são presença constante há milhares de anos. Mas você sabia que muitos deles fazem parte da história como personagens importantes ou apenas companheiros leais de figuras históricas? E nesse livro conhecemos 50 deles, como Laika, a cadelinha que foi para o espaço, Peritas, o doguinho de Alexandre, o Grande e também o Diamond, lulu-da-pomerânia de Issac Newton que quase estragou a sua descoberta da gravidade.
Havia cachorros no império Asteca, na China Antiga, com Napoleão Bonaparte, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e há muitos deles na Casa Branca e junto da Rainha Elizabeth, conhecidíssima pelos corgis sempre a rodeiam.
Segundo Mackenzi Lee muitas dessas histórias são reais e algumas míticas, talvez com um pouquinho de verdade contida nelas, mas todos são relatos em que os cachorros estiveram ao nosso lado em todos os momentos.
Divertido, informativo e lindo
Além de ser um tema muito legal – DOGUINHOS! – a autora escreve de um jeito super leve, bem-humorado e muito interessante. O leitor aprende e descobre muitos fatos que nunca imaginava que tinha a presença do melhor amigo do homem ou que era uma peça fundamental para o acontecimento.
E um dos pontos que achei mais legais foram os “Cãoplementos”, que são curiosidades e fatos a mais, não necessariamente sobre os cães, mas que tenham a ver com o assunto do capítulo.
Esse é o meu Calvin fazendo figuração aqui no blog |
Além disso, o visual é maravilhoso. O livro foi ilustrado por Petra Eriksson e é definitivamente lindo. N na abertura de capítulos ou durante as páginas há sempre uma ilustração sobre o tema que está sendo tratado.
Dividido em pequenos capítulos, A História do Mundo em Cinquenta Cachorros é rapidinho de ler e é aquele livro que a gente quer sempre deixar em algum lugar de fácil acesso para folhear sempre que quiser algo legal.
Recebi um exemplar como parte da parceria Time de Leitores da Companhia das Letras e simplesmente amei!
Recomendo muito.
Teca Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário