Se você me perguntar, prefiro histórias longas - uma prosa - do que contos. Mas nem por isso deixo de ler e de gostar desses enredos mais enxutos, principalmente de autores nacionais. E é sobre um dos que mais gostei nos últimos tempos que vim falar para vocês hoje: Ensaios de Patrício Casanova: sobre amor e assombração, de Nathália Novikovas.
Foto @casosacasoselivros |
Ensaios de Patrício Casanova
Patrício é um fantasma. Rabugento, anticapitalista, sem muito o que fazer com o seu tempo e com a alma presa na Escola Musical que pertence a sua família, sua principal função no pós-vida é assombrar os funcionários, principalmente os recepcionistas. Já foram mais de 60 pessoas que fugiram devido aos seus sustos e Patrício se vangloria de um número tão alto. Até que chega Kaio, o novo recepcionista, que apesar de assombrado com as melhores técnicas de Patrício nem ao menos chega a piscar de medo do fantasma. Além de destemido, Kaio tem outras qualidades, que mexem com o ranzinza espectro. Eles começam uma amizade onde ambos querem que se torne algo mais. Mas como um fantasma e um vivo podem se relacionar?
Sobre amor e assombração
Sabe qual é o problema de Ensaios de Patrício Casanova? É que ele acaba (e acaba de um jeito que a gente simplesmente quer matar a autora)!
Divertido, leve e criativo, o conto é daqueles que deixam o coração da gente quentinho com toda aquela descoberta do amor e de quem é a outra pessoa, além de um dos clichês que a gente adora: o amor impossível.
Mesmo sendo um conto bem curto, Nathália soube desenvolver um enredo amarradinho e as personalidades dos personagens. Patrício é ótimo de tão mal-humorado ao mesmo tempo que divertido e tem um humor bem peculiar, bem característico. A história é narrada pelo fantasma, o que nos aproxima mais dele. Já o Kaio é um chuchuzinho que quero colocar num pote e não deixar ninguém no mundo fazer mal a ele. Ambos têm muito carisma e conseguem conquistar o leitor, tanto que a gente se apega em poucas páginas e quando acaba fica com saudades.
E por falar em acabar, a dona Nathália (e eu falo com intimidade mesmo porque eu a conheço, haha) fez um final super em aberto, o que é para massacrar o coração de qualquer leitor, ainda mais dos desavisados, que foi o meu caso. Mas, felizmente, ela já está trabalhando na continuação, então podemos respirar aliviados.
Apenas em versão digital no Kindle Unlimited, Ensaios de Patrício Casanova é um conto para ler nunca sentada só, bem rapidinho, e te divertir e fazer apaixonar.
Recomendo.
Teca Machado
TECAAAAAA
ResponderExcluirmuito obrigada pela sua leitura e pelas suas considerações. sinto muito pelo final kk mas não muito HAHDHABDHHA
Olá...
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar sobre esse conto, mas já fiquei aqui animada pra ler!
Adoro contos rapidinhos assim, pois, são ótimas pedidas para aquele temível periodo de ressaca.
Dica anotada!
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oi, Teca. Como vai? Particularme adoro contos. Este aí parece-me ótimo, não é mesmo? Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/