Apesar de não ler muitas obras, sou super fã de quadrinhos. Até porque foram eles quem me introduziram no mundo da leitura. Antes mesmo de eu saber ler já “lia” a revistinha da Turma da Mônica e ainda guardo com carinho meus exemplares. E hoje trago para vocês uma dica de HQ muito bacana que está passando por financiamento coletivo no Catarse.
Vem conhecer O Pescador de Tesouros, da quadrinista independente Didi Mamushka.
O Pescador de Tesouros
“A história se passa num mundo em que o Mar, uma criatura mais idosa que o próprio tempo, reuniu todo sal vindo das lágrimas das pessoas e o concentrou, juntando com seus melhores desejos, e criou os Tesouros. Cada Tesouro é uma pequena pedrinha de sal que ao ser consumida, mais ou menos como uma bala, realiza algo de bom na vida da pessoa. Existem Tesouros como ‘Canção de Ninar’, ‘Boa Noite de Sono’, ‘Piada de Gente Velha’, ‘Miado de Gato’, entre outros.
Mas nem tudo pode ser simples e feliz, ou não temos história, não é mesmo? Pois bem, as pessoas aprenderam a ler Tesouros. E assim, começaram a vendê-los. A distribuição das dádivas, que antes era uniforme, passou a se concentrar apenas nas pessoas que podiam pagar por elas. E aí, o mundo caiu novamente em desgraça.
Nossa história segue, então, com um jovem pescador de Tesouros chamado Povero. Ele é um rapaz de muita pouca sorte, só consegue pescar os Tesouros mais comuns, os que ninguém quer pagar por. Isso faz com que ele passe por diversas dificuldades financeiras.
Quando ele estava a ponto de desistir de tudo, Povero se encontra com Umille, um vendedor de pães. Contra todas as expectativas, ele aceita trocar um Tesouro por um pão, salvando assim nosso protagonista de passar fome naquela noite. Entretanto, Umille não procura qualquer Tesouro, ele procura um ‘Milagre’, o Tesouro mais raro de todos.
Povero, obviamente, não tem tal Tesouro. Umille se contenta e levar para casa o "Miado de Gato". E então se estabelece uma amizade, em que todos os dias, eles trocam um Tesouro idiota por um pão delicioso.
A história segue, e nos propõe a refletir sobre vulnerabilidade. Quantos meninos não sentem segurança para se mostrarem frágeis? Pois bem, aqui não tem esse problema. Meninos precisam de ajuda para atravessarem momentos difíceis, encontram com quem contar, não tem medo de expressar suas emoções, precisam de cuidado e eles choram, sim!
Pega um lencinho, senta num canto confortável e se prepara, querido leitor. A estrada vai ser cheia de buracos. No meio deles, quem sabe não tem um ‘Milagre’ esperando por você?
Quando demonstrar sentimentos de fragilidade, necessidade e solidão deixou de ser coisa de menino?
Didi Mamushka conta que certa feita estava numa melancólica feira de pouco movimento. Eis que se aproxima um menino. Observando seus produtos com pouco interesse, ele questiona:
"Onde estão seus livros de menino?"
“Fiquei atônita por alguns segundos. Nunca havia me questionado sobre livros de menino. Na minha cabeça, qualquer livro pode ser de menino ou de menina. E foi o que respondi: ‘Todos os meus livros são livros de menino, querido menino’. O menino se afastou de mim sem nem ao menos tocar um único quadrinho. Aquilo me frustrou tanto que eu decidi fazer um ‘livro de menino’”, conta.
Então, O Pescador de Tesouros é dedicado a esse menino anônimo, que encucou na autora o desejo de fazer um “livro para meninos".
Projeto no Catarse
O Pescador de Tesouros foi criado entre 2018 e 2020, sendo publicado em formato webquadrinhos entre 2020 e 2021. Então o projeto é uma adaptação da webcomic para formato ebook. Ou seja, não existe versão física da obra, apenas versão digital. Apoiando esse trabalho você receberá um link para fazer o download do livro e outros prêmios através do drive da artista.
"Mas se já está tudo disponível na internet, porque eu deveria apoiar?"
Didi Mamushka diz o seguinte: “Ah, querido leitor, você não conhece minha paixão por CONTEÚDO EXTRA. Sim, a versão ebook contará com nova balonização (completamente revisada), um projeto gráfico atestado pelo meu selo de qualidade (é verdade esse bilete, é bonito mesmo), uma galeria de convidados exclusiva e mais alguns extras. Além de você me ajudar a financiar os custos da produção. Mesmo sendo ebook, eu tenho gastos com material e com a minha fabulosa equipe”.
O Pescador de Tesouros contará apenas com o formato ebook, mas a artista tem outras publicações. Você poderá recebê-las em casa, bem como outros brindes físicos e com frete grátis. “Independentemente, eu garanto que sua experiência será fantástica, com 224 páginas de conteúdo todo colorido, material extra, lágrima de montão e projeto gráfico diferenciado”, conta Didi.
E, então, ficou animado com o projeto?
Eu fiquei e já apoiei O Pescador de Tesouros no Catarse. Além disso, a Didi já deu um spoiler para mim do ebook.
E posso dizer uma coisa?
Está bem lindo MESMO!
Você não vai se arrepender.
Para ver o projeto no Catarse, ver todos os brindes é só acessar esse link.
E para conhecer mais a Didi Mamushka é só seguir a artista aqui no Instagram e aqui no Twitter.
Boa semana para vocês!
Teca Machado