sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Boneco de Pano - Resenha


Um corpo. Seis vítimas. 


É assim que trabalha o serial killer do enredo do livro Boneco de Pano, de Daniel Cole, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro.


Sombrio e cativante, o romance policial é o primeiro livro escrito pelo autor e nos deixa de cabelo em pé com o modus operandi com que o assassino trabalha.


Foto @casosacasoselivros


Boneco de Pano


Chamada devido a um corpo encontrado, a detetive Emily Baxter se choca ao descobrir que apenas um cadáver conta com partes do corpo de seis vítimas diferentes, numa espécie de colagem de um bizarro boneco de pano.


Ao mesmo tempo, a jornalista Andrea Hall recebe um pacote anônimo com o nome de seis novas vítimas e a data em que serão mortas para a montagem de um novo “boneco de pano”. E o último nome da lista é de William Fawkes, conhecido como Wolf, ex-marido de Andrea e detetive amigo de Emily que está trabalhando no caso.

Daniel Cole


Numa corrida contra o tempo, Emily e Wolf precisam descobrir o que conecta as vítimas já assassinadas e as que estão juradas de morte e tentar expor a identidade do serial killer. 


Trama


Mais do que acompanhar os personagens na busca pelo assassino para impedir que ataque novamente, Boneco de Pano também conta a história de Wolf. O detetive esteve envolvido num caso famoso anteriormente que pode – ou não – ter algo a ver com o criminoso que faz os bonecos de pano.


A trama da obra é muito bem construída, com vários fatos acontecendo ao mesmo tempo. Talvez o autor se perca um pouquinho ao inserir personagens demais e os acompanhar por tempo desnecessário. Ainda assim tem a pegada envolvente e instigante de thrillers policiais, prendendo o leitor desde o comecinho. Mas, como eu tenho percebido ser comum no gênero, o meio da leitura é um tantinho enrolado, mesmo que com enredo interessante sobre Wolf, que mostra porque ele é como é.


Personagens


As maiores críticas que vi sobre o livro diziam que era difícil se conectar com os personagens. Mas acho que isso foi proposital. Daniel Cole construiu protagonistas quase odiosos. Wolf é lotadíssimo de defeitos, assim como Emily e mesmo Andrea, e obviamente, o antagonista, que o que tem de genial tem de maligno. Eles são complexos e com mais falhas do que qualidades.


Narrado em terceira pessoa e em diversos pontos de vistas, é um livro que te prende porque o leitor deseja desesperadamente saber o desfecho, que para mim foi satisfatório, ainda que algumas pessoas reclamaram por acharem rápido e forçando a barra. Além disso, é morbidamente fascinante ver como o serial killer vai conseguir burlar todo o policiamento e matar o próximo nome da sua lista.


Livros da série Fawkes & Baxter


De todo modo, Boneco de Pano é um livro criativo, um romance policial diferente que não tem medo de mostrar o pior lado do ser humano.


A Editora Arqueiro já lançou o segundo livro da série Fawkes & Baxter, que acompanha os dois detetives, e se chama Marionete. É uma continuação que se passa cerca de 18 meses após o fim de Boneco de Pano e há troca de protagonista: enquanto no primeiro o foco é Wolf agora é Emily. A série é uma trilogia, cujo último livro se chama Endgame e ainda não foi publicado no Brasil.



Recomendo muito para aqueles que gostam do gênero.


Teca Machado

3 comentários:

  1. Oi, Teca. Como vai? Particularmente gosto de gênero, e este livro parece-me excelente. Que bom que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Teca,
    Se eu não me engano, minha mãe comprou o e-bok há uns dois anos, só que eu ainda não o li, acho que nem ela leu, para ser mais sincera. kkkkkkkkk
    Mas a gente estava numa ótima fase de thrillers então empolgamos, rs. Vou procurar aqui até... Super o leria sim!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Teca!

    Não li nada do autor, mas achei interessante como apesar de ter construído protagonistas que não são cativantes, o enredo todo deve ter sido bem instigante na leitura!

    Eu estou com alguns thrillers para ler aqui antes, mas vou adicionar o autor na lista! 8)

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.