Hábitos curiosos de escritores
De perto ninguém é normal.
Nem mesmo os escritores (talvez principalmente eles!).
Conheça hábitos curiosos de alguns dos escritores mais famosos da humanidade.
• Escrever em pé ou deitado?
Victor Hugo, autor de, entre outras obras, Os Miseráveis, só escrevia em pé, encostado em uma mesa. Já Marcel Proust, Truman Capote e George Orwell só conseguiam escrever deitados.
• Nu
Alexandre Dumas, de O Conde de Monte Cristo, tinha uma técnica para não sair de casa até terminar um livro: Ele entregava suas roupas a um criado, que só podia lhe devolver assim que concluísse sua obra. Se quisesse sair, teria que ser pelado.
• Pink Floyd
Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias gostava de escutar música enquanto trabalhava. Shine On You Crazy Diamond, do Pink Floyd, tocou sem parar enquanto escrevia seu maior sucesso. O autor, que era amigo de David Gilmour, membro da banda, batizou o último álbum de estúdio do Pink Floyd, The Division Bell.
• Esperança
Pablo Neruda, poeta chileno, só escrevia com tinta verde. Se recusava usar qualquer outra, porque o verde era um símbolo de sua fé em um futuro melhor. Ele até mesmo deixava a obra inacabada se não tinha mais tinta na mesma cor.
• Tudo à mão
Graciliano Ramos, de Vidas Secas, escreveu todos os seus livros à mão, hábito que gostava de ter pela manhã.
• Venenos
Antes de se tornar a Rainha do Crime, Agatha Christie trabalhou em uma farmácia preparando remédios e venenos. Muito do que aprendeu nessa época foi insumo para suas histórias de mistério.
• HQs
Quem vê as histórias de George R. R. Martin em Game of Thrones nem imagina que ele é um fã de super-herói. Sempre que a inspiração desaparece, ele vai até a sua coleção de HQs – com centenas de exemplares – para espairecer a mente.
• Escrita e malhação
Dan Brown acorda às 4h e faz ginástica. Às 5h, começa a escrever, mas, de hora em hora, faz uma pausa. Só que esse descanso é recheado de flexões, abdominais e alongamentos. Segundo ele, exercícios o ajudam a manter “o sangue e as ideias em constante movimento”.
***
Você sabe de hábito esquisito de algum outro escritor? Conta para mim nos comentários.
Teca Machado
Oi, Teca! Que legal e até certo ponto estranho o hábito de alguns desses escritores famosos. Eu não sou famoso, mas escrevo minhas histórias e confesso que eu prefiro escrever meus livros a caneta. Todos os meus livros eu escrevi a caneta, contudo quando escrevo para o blog ou afins, costumo utilizar o computador se possível, ou o smartphone mesmo devido a praticidade. Mas enfim, cada indivíduo tem sua pecularidades não é mesmo? Adorei esse post. Um forte abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com
Oi teca, eu amei o post! O mais curioso pra mim é o do Dumas kkkkkk isso que é forçar a escrita kkkkkk
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
HAHAHA nossa que engraçado saber que esses autores escreviam em pé ou pelados! realmente de perto ninguem é normal
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi, Teca! Adorei essas curiosidades! E pensar que o George Orwell escreveu Revolução dos Bichos deitado... não sei se eu conseguiria haha
ResponderExcluirAmei demais!
Beijos!
Estante Bibliográfica > segue de volta?
Oi, Teca!
ResponderExcluirInteressante esses hábitos...
Acho que o meu é escrever pelo celular. Parece que fico mais inspirada hahahhaha
Beijos
Balaio de Babados
Oi Teca,
ResponderExcluirNão sabia de nada disso e adorei as curiosidades!
E vou te falar... Escrever 'Os Miseráveis' de pé não é para qualquer um, rs.
E a Agatha Christie fez um workshop completo antes de escrever, rs.
beeeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Amei saber essas curiosidades sobre os escritores. Eu sei que a Gloria Perez também escreve as novelas dela em pé, durante seis horas e sozinha, sem colaboradores.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Oi Teca, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei as curiosidades! Alguns são bem excêntricos, né?
Fico imaginando o quão desconfortável deve ser escrever de pé. Fico de pé uns minutinhos e já penso que queria um banquinho HAHAHA! (Sou bem idosa num corpo jovem, confesso rs).
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Interessante, achei que só eu tenho hábitos estranhos ao escrever. Não sou famosa, mas gosto de inventar histórias. E não consigo escrever sem uma boa trilha sonora, se o estou escrevendo um momento romântico, tem que ter aquela playlist fofinha que te faz se apaixonar. Ação? AC/DC meu amigos... Kkkk. Me dá mais inspiração.
ResponderExcluir