O Homem de Areia - Resenha


Senta que lá vem resenha de um livro sensacional!

Se você gosta de thrillers policiais, essa história é para você. E se você não gosta, essa história é para você também, para começar a amar muito o gênero. E pode vir tranquilo que aqui no blog não rolam spoilers.

Foto @casosacasoselivros

Estou falando de O Homem de Areia, de Lars Kepler (pseudônimo do casal sueco Alexander e Alexandra Ahndoril), da Editora Alfaguara (Companhia das Letras). Quando abri o pacote enviado por eles, na hora que vi a capa e a sinopse do livro já fiquei ansiosa pela leitura. Sabia que seria ótima, mas não imaginei que seria tanto. Foi a ponto de eu descer na minha estação no metrô, sentar num banquinho e ficar lá mais 20 minutos porque faltavam poucas páginas para terminar e eu precisava saber o final.

Um dos maiores diferenciais de O Homem de Areia é que nesse caso o livro já começa com o serial killer Jurek Walter preso. Desde o começo sabemos que ele é o responsável pelos sequestros e mortes de um caso pavoroso que ficou a cargo do detetive Joona Linna. Mas então um homem desnorteado aparece numa ponte, com hipotermia e machucado. Ele é Mikael Kohler-Frost, uma das vítimas de Jurek que sumiu há 13 anos e foi dado como morto há 7. Enquanto investiga onde Mikael esteve todo esse tempo, Jonna e a policial Saga Bauer se envolvem profundamente nesse caso aparentemente sem sentido, mas que ganha contornos cada vez mais sombrios.

O enredo de O Homem de Areia é criativo e muito bem escrito. Eu me pegava lendo páginas e mais páginas porque ficava extremamente envolvida com a história. Thriller policial é um gênero que leio muito, então várias vezes nem fico surpresa com as reviravoltas. Mas não foi esse caso. Por mais que alguns pontos eu tenha desconfiado, a maioria foi surpreendente e me deixou presa, me fazendo perguntar quase seria o final e a motivação de tudo aquilo.

Lars Kepler, o casal Alexander e Alexandra
Jonna Linna é um personagem recorrente de Lars Kepler. Como O Homem de Areia é o quarto livro da coleção do detetive, imaginei que talvez não fosse entender tão bem a história pessoal dele, mas como é comum no gênero, as obras são independentes e os autores nos contextualizam sobre o personagem. 

Com capítulos curtos (curtos mesmo, consigo contar nos dedos de uma mão quantos são os com mais de duas páginas), a leitura de O Homem de Areia é ágil e passa voando, mesmo com as suas 450 páginas. Como temos muitos pontos de vista em terceira pessoa, a história fica muito completa e conseguimos ver o todo. Alguns fatos podem parecer que estão lá sem muito propósito, mas Kepler não deixa nada ao acaso. Mesmo que algo pareça irrelevante, serve para construir o psicológico dos personagens.

E por falar neles, são muito bem construídos. Jonna, é claro, tem destaque e é ótimo ler sobre ele. Mas o enredo de Saga rouba a cena. É muitíssimo interessante e ela tem camadas que vão sendo descascadas tal qual uma cebola. Se tem uma personagem feminina forte e badass nessa vida ela se chama Saga Bauer. Jurek Walter é também digno de nota e um mistério a maior parte do tempo. Infelizmente não há capítulos com seu ponto de vista, mas isso é proposital, senão muito do livro seria revelado antes da hora.

Os livros da série de Joona Linna são:

O Hipnotista (2010)
O Pesadelo (2011)
A Vidente (2013)
O Homem da Areia (2014)
Stalker - O Regresso do Hipnotista (2014)
Kaninjägaren (2016) – Sem título em português.

Infelizmente a série não está completa no Brasil. A Intrínseca publicou o primeiro e o segundo (que dizem ser ótimos também!), não consegui achar nada sobre o terceiro (a não ser em editoras de Portugal) e agora a Alfaguara lançou o quarto. Sobre quinto e o sexto não tive nenhuma notícia.

No final de O Homem de Areia fiquei com aquela cara de “uau, que livro” e a sensação que só faz crescer o meu amor pela literatura. É um dos melhores do gênero que li nos últimos tempos. E se você ficou interessado pode ler um trecho do livro aqui: O homem de areia - Trecho gratuito

Recomendo muito.


Teca Machado

18 comentários:

  1. Oiee!

    Eu adoro um livro de thriller, então, me empolgo só de saber que é um livro do gênero. Sabendo que é bom ainda, me dá mais vontade de ler.

    Eu não sabia que tinha uma "série" de livros, com essa detetive, mas O Hipnotista está na minha lista há um bom tempo, e ainda não consegui ler... :(

    Bjuus ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é incrível!
      Gostei demaaaaaais!
      Agora fiquei morrendo de vontade de ler O Hipnotista.

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi Teca,
    Estou começando a ler suspenses e estou viciada, já li 3 em sequência e se há um ano atrás, você me dissesse que isso iria acontecer, eu não teria acreditado. HAHAHAHA
    Esse já vai para a lista de desejados, e eu nem conhecia a série ou o casal escritor.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Suspenses são viciantes!
      Você quer cada vez mais e fica mais esperta a cada livro, hahaha.
      Essa é bem legal! Vale a pena, viu?

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi Teca, tbm adoro thrillers!
    Ultimamente tenho visto o pessoal falando sobre O homem de areia, que é surpreendente e talz, e claro que fico curiosa né, mas ainda não consegui adquirir!
    Suas resenha ficou bem empolgante!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    apesar de curtir esse gênero de leitura acabo lendo poucos livros do estilo, que bom que gostou da leitura, sempre é bom um mistéria, ainda melhor que os capítulos são curtos já que são melhores ara ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os capítulos são curtos, mas o livro é longo, haha.
      Mas é bom demais, garanto!

      Beijooos

      Excluir
  5. Amei??? Eu nunca li nada do gênero, mas sou louca pra iniciar nesse estilo e adorei a dica. Adoro livros que nos prendem a esse ponto como tu deu o exemplo do metrô haha já vai pra minha lista!

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, esse gênero é viciante!
      Se o primeiro que você ler for bom, não vai querer mais parar.
      Juro!

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi Teca.
    Eu também adoro livros de suspense, um dos meus gêneros favoritos. Não conhecia esse livro, mas adorei a dica. Principalmente pelos personagens. Nada melhor que quando eles são bem construídos. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!
      Não é muito conhecido, mas é muito bom.

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi, Teca

    Também recebi o livro e, como boa fã de thriller, fiquei bem contente.
    Realmente os capítulos são bem curtinhos, dei uma olhada assim que ele chegou e fiquei surpresa, gosto assim!
    E eu ri aqui que você sentou no metrô pra terminar, quem nunca? Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. to querendo ler mais thrillers policiais pq é um genero que acabo pegando mt pouco, mas sempre vejo boas indicações como essas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi, Teca.
    Eu amo esse tipo de livro.
    Conheço o autor pelo livro O Hipnotista.
    A história desse parece um pouco diferente do que normalmente vemos, já que supostamente o assassino está preso.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muito ler O Hipnotista!
      Ele é diferente e bem surpreendente!

      Beijoos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.