Quais livros fazem parte da sua formação literária, da sua vida de leitor?
Algumas pessoas começam a ler mais cedo, outras um pouco mais tarde, mas não importa. Todos temos aqueles livros que fizeram com que nos apaixonássemos pela primeira vez, que nos arrebataram tão profundamente do mundo real que vivemos aquilo com os personagens.
Como eu me interessei desde muito criança por literatura, as obras que me construíram como leitora são um pouco mais juvenis. Só que isso não importa, porque acredito que são histórias que devem ser lidas em qualquer idade.
1- Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne
Eu sei, volta e meia falo da importância que esse livro teve na minha vida. Na verdade ele foi o primeiro que li do autor e o que me deixou mais encantada, mas todos dele são incríveis. Lembro que tinha uns oito ou nove anos e fiquei tão maravilhada com o enredo e com a magia da literatura que me deu um estalo: decidi que sempre estaria rodeada por livros.
2- Série Harry Potter, de J. K. Rowling
Estou sendo super clichê, porque crianças do mundo inteiro afirmam que a série os fez gostar de ler. Mas quando li o primeiro, o livro ainda não tinha esse hype todo. Estava fazendo sucesso, mas ainda era uma coisa contida. Claro que fiquei doida com todo o universo de Hogwarts. E o mais bacana é que eu cresci junto com Harry, Hermione e Rony. Eu tinha 11 anos quando li o primeiro e a medida que foram lançados ano a ano sempre tínhamos a mesma idade.
3- O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas
Essa história é um pouco mais adulta do que as anteriores, mas como eu li uma edição pocket, era uma versão menorzinha e com um linguajar mais fácil. Com 12 anos conheci Edmond Dantès e acompanhei seu caminho de vingança contra todos que o traíram. E que caminho! Já se passaram 18 anos desde nosso primeiro contato, li centenas de livros nesse meio tempo, mas O Conde de Monte Cristo continua sendo um dos meus preferidos.
4- As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
Quando tinha 11 anos vi na biblioteca da igreja toda coleção de Nárnia para empréstimo. Achei o título do primeiro engraçado, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, e resolvi que queria ler. Mal sabia que estava dando início a uma das sagas mais incríveis já escritas. Aslam, Pedro, Lúcia, Edmundo e Suzana se tornaram meus melhores amigos e passei alguns anos imersa em Nárnia. Até hoje quando me perguntam para qual mundo literário eu gostaria de ir, a resposta imediata é Nárnia.
5- HQs da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa
Não são livros, mas considero literatura. Antes mesmo de ser alfabetizada eu “lia” a Turma da Mônica. O hábito de ler alguns gibis antes de dormir foram de quando eu tinha uns quatro anos até uns 15 mais ou menos. Na casa dos meus pais ainda temos edições de 1990, 1991, algumas raridades. Meu amor por leitura com certeza tem semente nos personagens da Rua do Limoeiro.
***
E vocês, quais livros fizeram parte da sua construção literária?
Teca Machado