Não sei vocês, mas se tem alguém que já me fez chorar nessa vida é o Khaled Hosseini. Chorei várias vezes com O Caçador de Pipas (apesar de ter detestado o final), chorei algumas vezes com O Silêncio das Montanhas e me desidratei de tanto chorar com A Cidade do Sol. E eu nem li o novo livro dele ainda, mas já sei que esse homem vai me fazer – adivinhem! - chorar de novo.
Housseini lançou há menos de 10 dias Sea Prayer, seu primeiro livro ilustrado. Ele é inspirado naquela tristíssima foto de 2015 do garoto sírio que morreu afogado no Mar Mediterrâneo enquanto sua família refugiada tentava escapar do país. Segundo o autor, esse é uma obra como se fosse o ponto de vista do pai do garoto.
Sea Prayer foi escrito em formato de carta. Trata-se de um diálogo entre pai e filho às vésperas de uma jornada importante, de vida ou morte. Housseini comentou ao New York Times que ele começou a escrever e a história, assim como a voz dos personagens, simplesmente surgiu de forma simples e, ele espera, melódica.
Quem ilustrou o livro foi o artista Dan Willians. Ele usou principalmente aquarela para evocar um sentimento universal de compaixão e sensibilidade. Ele brinca muito com a luz, que segundo ele é um elemento importante da obra, porque traz esperança. Pouco foi divulgado do lado de dentro de Sea Prayer, mas pela capa podemos ver que é lindíssimo.
Já quero chorar com essa imagem. |
Hosseini disse que ele escreveu o livro não apenas para manter viva a memória de Alan Kurdi, o garotinho sírio, mas também para fazer um tributo aos milhares de refugiados que perderam suas vidas no mar. “Que isso seja um lembrete do enorme desespero que força as pessoas a arriscar tudo o que têm”.
O dinheiro arrecadado com a venda do livro será revertido para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados e à Fundação Khaled Hosseini. A ideia é financiar os esforços de socorro aos refugiados em todo o mundo.
"Tudo o que eu posso fazer é orar" |
A Globo Livros já comprou os direitos de publicação de Sea Prayer, mas ainda não há notícia do título em português e nem da data de publicação. Só se sabe que ele terá uma edição especial colorida e de capa dura.
Preparados para chorar?
Teca Machado
Oi, Teca
ResponderExcluirEu não fazia a menor ideia de quem era o autor, acredita? Nunca li nada dele mas já vi que esse livro vai mexer com as nossas estribeiras. Achei lindas as ilustrações e quero conhecer sua narrativa.
Beijo
http://www.suddenlythings.com/
Jura?
ExcluirBom, ele anda meio sumido, mas na época de O Caçador de Pipas e Cidade do Sol só se falava nele.
Beijooos
Ele é um excelente escritor. Eu sou apaixonada pelas obras deles. E muito mais que fazer chorar, ele abre nossos olhos para a realidade do oriente médio. Mexe muito comigo a tristeza de vida que o povo tem, principalmente agora com a retomada ao poder do talibã.
ExcluirOiii Teca
ResponderExcluirSó do dinheiro ser arrecado para uma causa tão nobre já vale super a pena. Tb chorei igual criança com O Caçador de Pipas, é duro demais, brutal demais e eu tb detestei aquele final. Já assistiu a adaptação? Tb é de chorar de triste.
Sea Prayer vai pra lista, só essa imagem do pai e do bebê já emociona mesmo.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Oi, Alice!
ExcluirSiiiim!
Lindo, né?
Aff, aquele final é de matar de ódio.
Sea Prayer com certeza vai para a lista, mas já estou me preparando psicologicamente para chorar, haha.
Beijooos
Oi, Teca!
ResponderExcluirNossa, que demais! As ilustrações são lindas e caprichadas, e a história então é de apertar o coração.
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com
Ai, meu coração já está doendo só de pensar já!
ExcluirBeijooos
nossa que coisa mais linda! essa historia ja é super emocionante por si só, com essa delicadeza e sensibilidade na hora de ilustrar achei ainda mais lindo!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Pois é, vai juntar emoção demais em uma coisa só!
ExcluirBeijooos