Você é um e(leitor)? Eu sou!
Nessa vibe de eleições que estão chegando e todo mundo só sabe falar sobre isso, achei interessante a TAG E(leitor) criada pela Carol, do blog A Colecionadora de Histórias. Como há anos eu não respondia uma, decidi me aventurar por essa.
Eleições 2018
O melhor livro e o melhor personagem de 2018 (até o momento)
Arte da Charlie Bowater, espécie de ilustradora oficial da série |
Vai ser um festival de Sarah J. Maas por aqui, porque ando alucinada nessa mulher e nos seus livros. Então o melhor livro do ano (e um dos melhores da vida!) é Corte de Névoa e Fúria. Li em janeiro e ainda não superei essa maravilhosidade incrível. E o melhor personagem de 2018 é o Rhysand, porque, gente, como não amar todas as camadas desse crush literário que todos deveriam conhecer?
Promessas vazias
O livro tinha uma capa linda, uma premissa maravilhosa, só recebia elogios, e no entanto...
A Menina da Neve, de Eowyn Ivey. Capa linda – e um marca página mais lindo ainda que veio junto -, ganhou prêmios literários, mas, céus, que livro difícil de ler. Não é que seja ruim, é bom, baseado num conto de fadas russo, mas é intrincado e lento demais. Me deu preguiça dele.
Essa causa eu apoio
Um livro que aborda uma temática que você acha importante.
Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick. Além de ser um livro incrível, sensível e que te dá nós e nós na garganta, fala sobre suicídio, depressão, ética, assassinato e até mesmo nazismo. Mas o foco principal é como os traumas podem marcar tanto a vida de alguém a ponto de sentir que não há mais como seguir em frente, em que tudo o que pode fazer é matar e morrer.
No meu governo...
Qual clichê literário você proibiria na "Constituição dos Autores"?
Não posso dar muito opinião nesse caso porque eu adoro um clichê nessa vida, mas talvez esse joguinho de “te odeio, te amo” pode cansar, se não for bem escrito.
Voto de confiança
Um livro que você ainda não leu, mas acha que tem grandes chances de favoritar.
Asiáticos Podres de Ricos, de Kevin Kwan. Além da capa linda, uma sinopse que me chama a atenção e vários elogios feitos por leitores em quem confio, esse livro tem vários elementos que adoro na literatura.
1% das intenções de voto
Essa é a hora de indicar aquele livro que ninguém conhece, mas você ama.
No Escuro, de Elizabeth Haynes. Esse é um dos melhores thrillers psicológicos que já li. A autora não é tão conhecida, mas seus livros valem a pena demais!
Numa democracia, vence a maioria, mas todos devem ser ouvidos
Deixe aquela sua opinião polêmica sobre o livro que todo mundo gostou, menos você ;)
A série A Garota do Calendário, de Audrey Carlan. Ai, gente, todo mundo adora, todo mundo ama, todo mundo fala super bem da protagonista. Mas para mim foi muito forçado, muita encheção de linguiça e muito sexo para pouca história. E olha que eu li os 12 livros, para pelo menos falar mal com propriedade.
Quando o horário eleitoral rende boas risadas
Um livro que mais te divertiu do que qualquer outra coisa.
Como (Quase) Namorei Robert Pattison, de Carol Sabar. Só pelo título a gente já vê que deve ser divertido e eu ri muito, curti horrores a leitura e ainda fiquei com as pupilas dos olhos em formato de coração, de tão fofo que é.
Mandato de 4 anos
Se você fosse obrigado a escolher um único autor para ler nos próximos 4 anos, quem seria?
Como ando numa vibe extremamente de Sarah J. Maas a escolhida da vez é ela.
É golpe!
Se um vilão literário tomasse o poder do país, quem você gostaria que fosse e por quê?
Ah, gente, eu adoro um vilão! Eles muitas vezes são a alma do livro. E vou ser bem polêmica e escolher a Cersei Lannister, da série Crônicas de Gelo e Fogo (Game of Thrones), de George R. R. Martin, por mais que não seja propriamente dita uma vilã. Acho a “rainha louca” maravilhosa, diva, maluca e destruída por dentro.
O discurso perfeito
Parece que esse livro foi feito para me agradar!
Todos da Carina Rissi, principalmente a série Perdida. Essa mulher tem o poder de fazer me apaixonar por todos os livros dela. Tem tudo o que eu gosto: Romance de época, uma protagonista divertida, um mocinho lindo e delicioso, trama envolvente e aquele toquezinho de drama para nos dar uns sustinhos.
Que debate!
Dois personagens de livros diferentes que você gostaria de ver juntos na mesma história.
Fanart de Jace Wayland |
Fanart de Nove |
Jace, de Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare - e Nove, de Os Legados de Lorien - de Pittacus Lore. Ia rolar muita ironia e tiradas sensacionais.
Voto é secreto!
Mas eu sei que tu quer contar o spoiler daquele livro pra todo mundo! Hahaha. Mostre o livro e nos conte, mas seja discreto e não esqueça de deixar a LETRA EM BRANCO, ok?
Ninfeias Negras, de Michel Bussi. Se quiser ver o spoiler, selecione com o cursor do mouse o texto a seguir: Geeeeeeeeeeeeeeeeente, você passa o livro inteiro achando que as três mulheres protagonistas são diferentes, mas no fim das contas é a mesma, em diferentes fases da vida. Você só se dá conta lá no finalzinho da história. Passa o livro inteiro tentando montar o quebra-cabeça, mas ele estava ali o tempo inteiro e você não viu. É simplesmente sensacional e é basicamente impossível descobrir esse plot twist antes da hora.
***
Quais livros e personagens ganhariam a sua eleição?
Teca Machado