Algumas histórias aquecem o coração da gente. Foi o caso de Com Outros Olhos, da Thati Machado, do blog Nem Te Conto. A escritora é uma amiga muito querida, que me convidou para participar da antologia de contos Blogueiras.com (que comentei aqui e você pode comprar diretamente comigo ou aqui), e tem no currículo muitos e muitos livros, contos e histórias curtas.
Com Outros Olhos é aquele tipo de livro rapidinho de se ler, numa sentada só ou em duas, e que encanta qualquer um que se aventurar pelo mundo com a protagonista. Lana tem a vida perfeita. Namorado lindo, vários amigos, popularidade e uma beleza invejável. Até que um acidente de carro tira a sua visão. O namorado, que foi o responsável pelo acidente, é o primeiro a pular fora, assim como os falsos amigos. Resta a Lana se adaptar à nova realidade, principalmente com a ajuda do irmão Leo.
Não se deixando limitar pela sua recém-adquirida deficiência, Lana vai a fundo no sonho de ser atriz e consegue entrar na companhia de teatro mais disputada do país. Lá ninguém sabe que ela é cega, além do diretor, e encontra Arthur, um rapaz que foi apaixonado por ela há anos, mas que ela nunca notou em seus dias de popularidade. Cabe a Lana começar a enxergar o mundo com outros olhos, com o coração, e deixar o que é realmente importante entrar na sua vida.
Thati Machado |
Não tenho preconceitos com gêneros literários, mas geralmente contos e histórias mais curtas não me pegam muito pelo fato de que não é sempre que o autor consegue desenvolver os personagens e o enredo em poucas páginas, mas esse não foi um problema que a Thati Machado teve, muito pelo contrário. O tamanho de Com Outros Olhos é o ideal para esse romance doce, frágil e sensível ser contado. Com capítulos alternados entre Lana e Arthur, a visão dos acontecimentos e dos sentimentos é abrangente e bem completa.
Ao longo das páginas, as descrições do mundo por Lana – assim como aconteceu com Toda Luz Que Não Podemos Ver – são palpáveis, quase reais. Se o leitor fechar os olhos consegue sentir tudo com a protagonista e isso é uma das coisas que faz esse livro ser tão especial.
Lana, apesar das dificuldades, não se faz de vítima e vai em frente. Foi uma personagem que teve uma evolução muito grande, antes fútil e agora forte. Arthur também é apaixonante, mesmo que machucado pelo passado ele deixa o sentimento forte por Lana entrar em sua vida. E não podemos esquecer de Leo, irmão da Lana, que apesar de secundário é um fofíssimo!
A capa da primeira edição |
Com Outros Olhos é de uma delicadeza sem fim e que vai ficar no meu coração durante muito tempo. Tem como e-book na Amazon e no Kindle Unlimited.
Recomendo bastante.
Teca Machado