Que tiro, senhoras e senhores!
Que tiro!
Fiquei atordoada com o livro Ninfeias Negras, de Michel Bussi, que recebi em parceria com a Editora Arqueiro.
Kit recebido em parceria com a Editora Arqueiro |
Esse thriller policial me cativou logo na primeira página. O autor joga tantas informações, cria uma teia de acontecimentos tão intrincada que durante a leitura tudo o que eu pensava era “como que esse homem vai amarrar tudo isso no final e dar sentido?”. E ele dá. Ô, se dá.
Por mais que você tente, por mais que você se esforce, por mais que você seja atento, é muito difícil, mas muito difícil mesmo descobrir o final antes da hora. Uma coisa ou outra você até pode desconfiar pelo caminho, mas o grande tcham da reviravolta não. E esse foi o maior acerto da narrativa de Bussi.
Ninfeias Negras não tem o ritmo mais acelerado do mundo. No meio a leitura fica até um pouco lenta. Assim como os policiais emperram na investigação do assassinato em torno do qual gira toda a história, nós ficamos atolados com eles. Parece que a investigação, assim como o livro, não vai parar em lugar nenhum. Mas garanto que vai, é só você não desistir.
Michel Bussi |
A obra tem como cenário Giverny. Uma pequena cidade perto de Paris onde estão os Jardins de Monet. Um dos lugares mais importantes do Impressionismo, o vilarejo recebe multidões diariamente que desejam conhecer o local imortalizado pelas pinturas do grande artista.
E é nesse ambiente bucólico, lindo e calmo que acontece um assassinato. Um notável médico da região é encontrado morto. Ele foi esfaqueado, apedrejado e afogado. Enquanto a polícia investiga o que aconteceu numa cena do crime com pistas que parecem levar a lugar nenhum e para todos os lados ao mesmo tempo, acompanhamos três mulheres de Giverny que de certa forma estão ligadas aos acontecimentos: Uma garota egoísta de 11 anos que é um gênio da pintura, uma professora de 36 anos que é mentirosa e uma velha octogenária malvada que observa a tudo e a todos do alto da sua torre.
Mais do que um thriller policial de mistério, Ninfeias Negras é uma homenagem a Monet, um passeio pela história tanto do Impressionismo quanto do pintor. Em vários momentos da leitura me peguei com o celular na mão procurando as pinturas mencionadas e os locais reais que o autor descreveu com tanta perfeição. Me senti nos jardins de Monet e juro que não queria sair de lá (mesmo com um assassino rondando por ali...).
Ninfeias Negras foi aquele tipo de leitura que quando terminei falei: “É por causa de livros assim que eu amo a literatura”. A obra fez tudo o que um livro deveria fazer: Me levou para lugares distantes, me envolveu, me deixou curiosa, me ensinou – sem parecer uma aula – e me surpreendeu de um modo que eu nunca esperava. E se um livro mexe com seus sentimentos, ele cumpriu o seu papel.
Ninfeias Negras foi um dos melhores suspenses que já li.
Recomendo muito.
Teca Machado
Oi, Teca!
ResponderExcluirGeralmente eu sou boa de adivinhar finais. Será que esse eu também não acerto?
Adoro suspenses policiais e amo arte. Então sinto que vou gostar!
Beijos, Meg's Army
Eu duvido que você acerte.
ExcluirQuando você for ler, vai me falando o que você acha que é o final, hahaha.
:P
Você vai gostar, tenho certeza.
Beijooos
Oi! Normalmente acabo acertando os finais, até de filmes, mas fiquei curiosa para ler já que o autor conseguiu surpreender no final. Bjos <3
ResponderExcluirSeguindo o blog!
Click Literário
Olha, acho que dessa vez não vai acertar.
ExcluirEu geralmente acerto também, mas dessa vez nem passou pela minha cabeça.
:P
Beijooos
Oiii Teca
ResponderExcluirAchei a trama do livro super interessante e mesmo sabendo desse principio mais lento, continua me chamando muito a atenção. Levo esa dica anotadinha
Beijos
aliceandthebooks.blogspot.com
Oi, Alice!
ExcluirQue bom!
Um pedaço lento numa leitura não deveria fazer com que desistíssemos de um livro, né?
Porque mais para frente pode valer a pena e foi esse o caso.
Beijooos
Oi, Teca!
ResponderExcluirMulher, esse livro está dando o que falar. Eu não dava muita bola pra ele, mas ando vendo muito comentário positivo.
Beijos
Balaio de Babados
Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
Oi, Luiza!
ExcluirEu esperava uma história boa, mas fui surpreendida com uma melhor ainda!
Beijooos
Oi, Teca!!!
ResponderExcluirSua resenha está ótima!!!! Estou super curiosa por esse final incrível que está todo mundo comentando!!!
Adoro quando o livro é tão bom que você não consegue acertar o final antes da hora.
Com certeza esse é um título que vou ler em algum momento. Quero muito.
Bjs!!
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Carooooool
ExcluirQue bom que gostou da resenha. Muito obrigada!
E espero que você goste do livro tanto quanto eu gostei.
E você não vai acertar, duvidoooo, hahaha.
Beijoos
Boa tarde, como vai?
ResponderExcluirGostei bastante da indicação desse livro. REALAMENTE me pareceu um livro bem interssante.
beijos
www.garotadelicada.com.br
Oi!
ExcluirQue bom que gostou da indicação.
É realmente um livro super interessante.
Beijooos
Oi Teca, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas lá no blog a colaboradora Marise leu e tb adorou, teve uma opinião bem parecida com a sua. Eu não sou uma boa entendedora de artes, mas confesso que estou bem empolgada pra embarcar nesse enredo!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi!
ExcluirNão precisa entender de arte para gostar e embarcar nessa leitura.
Precisa só gostar de uma boa história!
:D
Você vai gostar!
Beijooos
nossa, ja pela capa chamou bastante a atenção, faz tempo que nao leio um bom thriller policial, fiquei msm bem curiosa com esse!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Essa capa ficou linda, né?
ExcluirSuper chamativa!
Esse é muito bom, Lívia.
Beijooos
Eu nunca imaginaria esse final.
ResponderExcluirFoi realmente surpreendente!
Excelente livro!
Beijos, Caio
Não tem como imaginar o final.
ExcluirSério.
Foi um tapa na minha cara.
Beijooos
Your review interested me. And on the table already lies this book. From the first pages this reading is addictive. I don’t want to let go of the book by reading chapter by chapter. Thank.
ResponderExcluir