O filme 6 da maratona do Oscar 2016 é o lindo e delicado Brooklyn, do diretor John Crowley.
A produção é uma espécie de romance à moda antiga, extremamente sensível e muito doce (Mas calma, não é no estilo Nicholas Sparks, com mel escorrendo pela tela do cinema). Mesmo que se passe em outra década e em outra realidade que não a nossa, é impossível não se identificar com o drama central da personagem: Ficar com o antigo, a zona de conforto boa, mas sem grandes expectativas e emoções ou experimentar um mundo novo, por vezes difícil, mas surpreendente e colorido?
Na produção concorrendo à estatueta no próximo domingo, a jovem Eilis (Saoirse Ronan) se vê sem chances de crescimento na Irlanda e decide deixar a mãe e a irmã para viver na terra das oportunidades: América. Na década de 1950, quando vários irlandeses trocaram a sua terra natal pelo bairro do Brooklyn, em Nova York, Eilis vai para uma pensão de meninas e começa a trabalhar e estudar, possibilidades impensáveis na sua pequena cidade europeia. Apesar da vida nova, Eilis sente saudades enormes de casa, que só é aplacada quando encontra o amor em Tony (Emory Cohen), um rapaz italiano.
Ao saber de más notícias da Irlanda, Eilis precisa voltar para casa e lá encontra tudo o que não tinha achado antes, inclusive um ótimo pretendente (Domhnall Gleeson). É aí que seu coração fica dividido entre os dois países, os dois amores, as duas realidades totalmente distintas.
Saoirse Ronan merece a indicação de Oscar para Melhor Atriz. Sua atuação não é estrondosa ou em destaque, como tem sido falado sobre Leonardo DiCaprio, mas ela trabalha bem nas sutilezas, nos olhares, em todos os sentimentos à mostra em seu rosto tão expressivo e na sua voz baixa e quase em sussurro. A garota (Ela tem só 21 anos) é tão transparente em suas emoções que é possível não sentir tudo junto com ela ao longo do filme. Não acho que Saoirse vai levar o prêmio domingo, porque todo mundo diz que Brie Larson, de O Quarto de Jack, é a concorrente mais forte. Não posso concordar nem discordar, ainda é o próximo filme da minha lista.
O elenco de apoio também foi muito bem escolhido, com pessoas que combinam muito com Saoirse e sua delicadeza. Emory Cohen, seu par romântico, fala baixo e, assim como ela, tem suas emoções estampadas no rosto. É sempre um prazer ver Domhnall Gleeson em cena (Ele está em quatro filmes que de algum modo concorrem ao Oscar), assim como Jim Broadbent e Julie Waters, que interpretou a mãe Weasley de Harry Potter e Rosie em Mamma Mia.
O visual e o figurino de Brooklyn é lindíssimo. As roupas sérias e nenhum pouco caricatas, mas ainda assim com toques coloridos, os penteados, a pouca maquiagem que realça os olhos lindos de Saoirse, tudo isso compõe um filme muito bonito. Além disso, a fotografia e a iluminação maravilhosa fazem com que seja um deleite assistir a essa produção, principalmente na cena final, em que o sol dourado deixa tudo com uma aura quase angelical.
Por mais que o cenário da produção seja o Brooklyn, ela foi filmada em Montreal, quem diria. A atividade incessante e as mudanças arquitetônicas das últimas décadas fizeram com que se tornasse impossível as filmagens no Brooklyn original. E uma coisa é engraçada: Esse é o primeiro filme que passa em Nova York que assisto que não mostra Manhattan.
Brooklyn é lindo, uma delícia de assistir e de uma delicadeza incrível. Mas, apesar de todos esses atributos e elogios, não acho que leve o Oscar de Melhor Filme em comparação com outros como O Regresso e A Grande Aposta. Mesmo assim, a indicação foi muito justa.
Recomendo bastante.
Brooklyn - Ok
Mad Max
O Quarto de Jack
Teca Machado
Nofaaaa, nem tinha reconhecido ela, tá linda, como pode esse povo cresce rápido demais! Amo The Lovely Bones, chorei hoooooooooores... Tentei assistir todos os filmes indicados ao Oscar tbm, mas tá difícil, só consegui alguns.
ResponderExcluirFaroeste Manolo
Página Facebook
Cresceu e floresceu!
ExcluirLinda demais, né?
<3
Beijoooos
Olá, Teca.
ResponderExcluirJá assistiria ao filme apenas pela atriz, que é talentosa e linda. Sabendo que o filme é lindo e parece indicar uma bela história de amor, com certeza vou conferir.
Ótima dica.
Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!
Marcos, vale muito a pena!
ExcluirNão valia o Oscar, mas vale a ida ao cinema.
:)
Beijooos
Amei a proposta da maratona. Também quero fazer isso desde que soube as indicações. Tempo, tempo que nos falta kkk
ResponderExcluirParece ser incrível e só me deixou com mais vontade de ver esse filme.
Amei a dica!
http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/
Tempo que sempre falta!
ExcluirÔ tristeza!
Hehehe.
Beijooos
ai, eu adoro filmes de época, o figurino parece msm incrivel! eu tbm to fazendo maratona oscar, esse ta na minha lista pra assistir
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Lívia, esse não pode ficar de fora!
Excluir:)
Beijooos
Olá,
ResponderExcluirDe tudo o que você falou o que realmente me convenceu ao ver o filme foi uma frase que você colocou no comecinho, sobre se arriscar e sair da zona de conforto. Ando fazendo (ou tentando) fazer isso o ano todinho, então fiquei aqui louca pra ver esse filme. Sem falar que ele parece ser incrível mesmo, todo o contexto histórico e etc.
Beijos.
Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br
Que legal, Inês!
ExcluirSair da zona de conforto é uma delícia de vez em quando.
:D
Espero que assista e goste do filme.
Beijoooos
Olá!
ResponderExcluirEstou começando com blog agora e o seu blog foi tipo assim: OMG, EU QUERO SER ESSE BLOG! E achei super legal que a nossa descrição é parecida (juro que não imitei hahah) e aprendemos a ler no mesmo ano. By the way, ler é tudo!
E sobre o filme, adorei a dica. Já vou assistir agorinha.
Beijos de sua nova leitora,
http://peramanda.blogspot.com.br/
Que fofa, Amanda!
ExcluirLegal saber que somos parecidas, então.
Já vou te visitar.
:*
Beijooos
Tecaaaaaa
ResponderExcluirEu gosto dessa atris, lembro dela de A Hospedeira. Mas acho que ela não é muito nível de Oscar. Acho que tem atrizes bem mais marcantes que ela.
Mas gostei da estória do filme. Acho que assistiria sim!
Beeijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Raíssa, em A Hospedeira ela está fraquinha, mas nesse filme ela foi muito bem!
Excluir:)
Beijooos
Teca, lembro de assistir Desejo e Reparação há aaaanos atrás com essa atriz e pensar que um dia ela ia ser indicada ao Oscar. Ela era só uma criança e atuava muito bem. Assisti esse filme essa semana e me surpreendi, achei bem bonito! Gostei muito das cores, da história e do figurino e acho sim que ela mereça ser indicada.Não achei a Brie melhor que ela não. Só achei as indicações meio fracas, nenhum papel feminino muito marcante.
ResponderExcluirbeijo
www.blogbelatriz.com
YouTube Belatriz
Facebook Belatriz
Oi, Bia!
ExcluirEla já brilha desde novinha, né?
Que bom que você gostou do filme.
E, gente, que figurino!
Beijooos
Essa atriz é linda e muito boa mesmo. Eu gosto dela.
ResponderExcluirNão tinha me interessado muito por Brooklin, confesso, mas achei interessante do seu ponto de vista.
Acho que deve ser um bom filme para se perder algumas horas e é o tipo de filme que minha mãe ama ver. Vou recomendar a ela.
Valeu pela dica!!!
Bjs
livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br
Siiiiiiim, Carol!
ExcluirÉ uma lindeza.
Assiste, vocês vão amar.
<3
Beijooos
Antes de mais nada, que olho maravilhoso o dessa atriz! Como ela é linda! ^^
ResponderExcluirE nossa, o filme deve ser ótimo! Gosto de filmes leves e delicados assim de vez em quando pra quebrar a dureza da vida... rs
Foi pra listinha ^^
bjin
http://monevenzel.blogspot.com.br/