"Ele estava pronto para correr, iria correr em um segundo ou dois, quando seu painel de controle mental tivesse lidado com o choque provocado pelos dois olhos amarelos brilhantes. Ele sentiu a superfície áspera do macadame sob os dedos e a fina camada de água fria fluindo ao redor. Viu-se se levantando e se afastando, e foi quando uma voz, perfeitamente lógica e um tanto agradável, falou com ele de dentro do bueiro.— Oi, Georgie — disse a voz.Havia um palhaço no bueiro. A luz lá dentro não era nada boa, mas era boa o bastante para George Denbrough ter certeza do que estava vendo... O palhaço segurava vários balões de todas as cores, como lindas frutas maduras, em uma das mãos. Na outra, segurava o barco de papel de George.— Quer seu barco, Georgie? — O palhaço sorriu.— Sim, claro — disse George, olhando para dentro do bueiro.— E um balão? Tenho vermelho e verde e amarelo e azul...— Eles flutuam?— Flutuam? — O sorriso do palhaço se alargou. — Ah, sim, claro que sim. Flutuam! E tem algodão-doce...George esticou a mão. O palhaço agarrou seu braço. E George viu o rosto do palhaço mudar. O que ele viu então era terrível o bastante para fazer suas piores fantasias da coisa no porão parecerem doces sonhos; o que ele viu destruiu sua sanidade em um golpe de uma garra...
(IT - Stephen King)
--------
Quase não há nada mais assustador do que um monstro aterrorizante numa obra literária e você estar sentado sozinho lendo em seu quarto escuro com o vento assobiando do lado de fora. Nesse momento, todos os sons se amplificam. A casa em silêncio faz você ouvir cada respiração sua e a imaginação corre loucamente das palavras que acabaram de ser ditas no papel. Concorda?
Aproveitando a vibe, nesse Halloween, a MorphSuits criou o "Monster In Literature" - um infográfico para celebrar todas as noites mal dormidas por causa da literatura. Após uma pesquisa aterrorizante, eles selecionaram algumas obras e classificaram seus monstros de acordo com a aparência, poderes e má intenção - criando a pontuação global de "grito". Ou seja, o quanto o nosso gogó trabalharia se encontrasse algum desses seres malignos em nosso caminho.
O infográfico apresenta desde personagens populares como "O Prisioneiro de Azkaban", de Harry Potter, que tem uma pontuação de grito em 85%, até "Pennywise", o palhaço de IT, que arrebata 100% de pânico em gritos.
Portanto, é hora de acomodar-se numa sala beeem iluminada, com um copo de leite quente do lado e alguma música alegre tocando em volume máximo para desfrutar de "Monters In Literature". Já, para os aventureiros de plantão, aproveite o Halloween - e o infográfico - para embarcar num novo título do gênero. Bom grito pra vocês!
Emily Antonetti