“Forever Young” – A Incrível História de Adaline


Imortalidade e juventude. Estão aí coisas que o ser humano sempre buscou. Lá nos anos 1980, Freddie Mercury já perguntava em sua música “Who wants to live forever?” (Quem quer viver para sempre?). Esse é um tema muito explorado, em filmes principalmente. Mas talvez a vida seja interessante por ser curta, e é isso que várias histórias nos mostram, uma delas é a produção A Incrível História de Adaline, do diretor Lee Toland Krieger.


O filme, que passou no cinema há alguns meses, é de uma delicadeza que só. Adaline (Serena Van Der Woodsen Blake Lively) nasceu na virada do século XX, no início dos anos 1900. Aos 29 anos, já com uma filha pequena e viúva, Adaline sofreu um acidente automobilístico e morreu. As condições climáticas do lago congelado onde ela capotou o carro e mais um raio que caiu em cima dela fizeram com que seu corpo voltasse a vida, mas parasse de envelhecer.

As décadas passam e o rosto de Adaline continua o mesmo dos anos 1930. Quando as pessoas começam a perceber que não há mudanças físicas, ela passa a viver uma vida nômade e com nomes falsos, a cada década mudando de identidade, sendo que a única pessoa que sabe o que acontece é a sua filha.


A Incrível História de Adaline começa nos dias atuais e toda a vida da personagem é contada por meio de flashbacks. Na virada de 2014 para 2015, ela conhece Ellis (Michiel Huisman), que se apaixona perdidamente por Adaline (Não é difícil isso, né? A Blake Lively é lindíssima). A mulher tenta de todas as formas manter Ellis afastado, porque se tem uma coisa que ela aprendeu nos últimos 100 anos é que romances não dão certo com uma pessoa que não envelhece. Mas o sentimento fala mais alto e ela se permite pela primeira vez em décadas se relacionar com alguém.

Ellis e Adaline
Filha de Adaline nos dias de hoje

O enredo, a história, tudo é muito bonito e bem trabalhado, mas o que mais chama a atenção em A Incrível História de Adaline é a fotografia e o figurino. Os penteados e as roupas que a personagem usa através das décadas são lindas, correspondem à época de uma forma nada exagerada ou caricaturada. Mesmo nos anos 2000, Adaline veste roupas modernas, mas com um quê vintage, com calças de alfaiataria, vestidos de tecido, saias plissadas e outras peças elegantes.  Nada de jeans, tênis ou decotes. Isso mostra que apesar de passar o tempo, ela continua a mesma pessoa, fiel às suas origens mais antigas. E os cenários são lindos, meio outonais e invernais.

Anos 1940
Anos 1950
Anos 1960
Ano 2014/2015

Blake Lively convence como Adaline, uma mulher antes feliz, agora distante, alheia ao mundo e fria em relação às outras pessoas. Apesar disso, o espectador entende as suas motivações e em momento nenhum deixa de gostar da personagem. Ela tem um olhar sofrido. Michiel Huisman é um ótimo milionário apaixonado, um homem que faz de tudo para conquistar a garota dos seus sonhos. É um fofo! E temos ainda Harrison Ford (Já falei para vocês que amo perdidamente o ator? *.*), o pai de Ellis, que teve um papel fundamental na vida de Adaline.



Mesmo que o roteiro seja cheio de previsibilidade e um narrador que explica cientificamente a condição de vida de Adaline, a história é interessante e o espectador mergulha junto com a personagem nos longos anos que ela viveu. São duas horas de filme que passam muito rápido.

Além do romance, o principal de A Incrível História de Adaline é a lição que fica: Envelhecer pode até não ser legal (Quem quer ficar com rugas ou cheio de problemas de saúde?), mas é necessário para se alcançar a vida plena. Quando se vive para sempre, muitas das situações e sentimentos que temos param de fazer sentido, então qual é a graça da vida?

Recomendo.

Teca Machado

28 comentários:

  1. Oi Teca!!!

    Nunca tinha ouvido falar dessa história, mas já estou encantada, (e essa menina é linda, né? caramba!)
    Eu gosto de histórias assim!
    Como o do benjamin button tb... elas fazem a gnt pensar, né!? rsrs

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujuuuu, você não conhecia?
      Como assim? :)
      É linda, você vai adorar!

      Beijooos

      Excluir
    2. O filme é interessante e apaixonante, uma história linda de amor com um final surpreendente , vale a pena assistir !!! Eu amei , já faz parte do meu top 5 ❤️

      Excluir
  2. nossa amei o filme *------*

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aah eu queria muito assistir esse filme, já tinha até esquecido dele kkk adoreei a resenha, me deixou mais curiosa ainda pra assistir, parece ser bem aquele tipo de filme que nos faz refletir e valorizar mais o que temos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova de "Caixa de Pássaros" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Exatamente isso, faz refletir.
      :)
      Que bom que gostou da resenha e que te lembrou de assistir, hehe.

      Beijoooos

      Excluir
  4. Nossa eu tô doidaaaaaa pra ver esse filme, faz teeempo! Tem cara de ser muito bom!!

    www.missblackdiamond.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca! Tudo bem?
    Eu vi esse filme quando lançou e fique super perdido. Não entendia nada (eu nem li sinose antes, escolhi na hora de entrar pro cinema). Entretanto, eu adorei a ambientação e a fotografia do filme. Foi isso que me fez querer assistir novamente! E essa Blake Lively é muito linda !!!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda é pouco, né?
      Tadinho, então você demorou a se situar, hahaha.
      Pode ser meio confuso mesmo.

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi, Teca!

    Durante o mês de maio, vi cartazes deste filme em todo lugar e só o pôster bastou para me encantar. Infelizmente, não consegui ir ao cinema, mas ainda estou louca para assistir! Não sabia exatamente como era a história e fiquei muito curiosa para saber mais, especialmente como é a relação dela com a filha.
    Amei a dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!
      A relação dela com a filha é uma das coisas mais legais do filme.
      É diferente, sabe?
      Espero que assista e goste.

      Beijooos

      Excluir
  7. Gostei da sua resenha, Teca! Fiquei com vontade de assistir esse filme.
    Meu problema atual é falta de tempo. Pelo menos os livros eu devoro nos bus e metrôs da vida... Hahaha

    Mas com certeza entra para minha lista de futuros filmes a ver.

    Bjs

    Caraca, menina! Fiquei doida só com o trailer, nem imagino como deve ser o livro!
    Fiquei com muita vontade de ler também.

    Essa mulher tem uma mente incrível de verdade. E nos deixa com essa sensação de não pode parar de ler porque tem que saber a verdade, né? Hahahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro pelo menos se você tem 15 minutos livre, dá para ler, né?
      :)
      Se puder, assista.

      Beijooos

      Excluir
    2. Tem livro mesmo desse filme? Pq eu não acho

      Excluir
  8. Parece um filme bonito. Lembro de que quando tava no cinema ainda fiquei com vontade de ver. Depois com certeza vou procurar pra ver! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este filme é tão elegante ea banda sonora é perfeita. Juventude, (não tão) divino tesouro, você não acha? The Age of Adaline é um filme com um bom acabamento técnico e com grande atenção sendo uma fita elegante. O filme convence o espectador desde o início. Irradia um certo magnetismo para essa aparência muito refinada, a narração (voice-over) que vamos introdução na história e vamos desvendar esses dados científicos necessários. Tudo isso forma um produto para consumo fácil, sem pretensões, mas é divertido e saboroso para ver. Teremos que prestar atenção para ver se a atriz Blake Lively tem mais chance de mostrar algo mais do que um sorriso.

    ResponderExcluir
  10. aaa me ajuda, esse filme é baseado em algum livro? eu procuro e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um livro com a sinopse bem parecida, irei começar a ler, o nome é A Vida Invisível de Addie Larue, de V.E.Schwab

      Excluir
  11. Gente eu amo essa história! Mas queria ler o livro desse filme. Será que Tem?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. conhecem historias parecidas com essa?

    ResponderExcluir
  13. Olha quando eu olhei eu amei eu gostei muinto imagina viver pra cenpre

    ResponderExcluir
  14. O filme e incrivel amei amei nao canso de olhar

    ResponderExcluir
  15. Esse filme é lindo! Toda vez que passa na TV eu paro tudo pra assistir! Agora, eu queria saber se alguém sabe se tem o livro dessa história! Pq é muito liiinnndaaa😊😍

    ResponderExcluir
  16. Eu já assisti esse filme várias vezes eu amoooo, é o meu filme favorito, mas agora eu queria mesmo era o livro, tem previsão de quando será lançado?

    ResponderExcluir
  17. A imortalidade é fantástica sendo para todos 🥰

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.