Um dos melhores livros que eu li no ano passado foi Um Caso Perdido, de Colleen Hoover (Comentei aqui). A história, que pela sinopse mais parecia um romance de adolescentes problemáticos que encontram um no outro a paz que procuravam e precisavam, se desenrola e vai muito, muito além disso. Ele é intenso, muitas vezes pesado, delicioso de ser lido e com personagens reais, cheios de defeitos, mas que nos fazem gostar deles e sentir compaixão pela sua situação extremamente complicada. Quando vi que haveria um segundo livro, chamado Sem Esperança, pensei que era continuação. Mas não. Esse volume é a mesma história do anterior, mas vista e narrada pelos olhos de outro personagem.
Sem Esperança, que peguei em parceria com a Livraria Janina, é tão incrível quanto o primeiro, eles se complementam. Não é necessariamente preciso ler Um Caso Perdido para entender esse volume, mas é preferível ler na ordem correta. Fora que muitos fatos perderiam o impacto se a leitura tivesse começado com Sem Esperança. A autora fez certinho a ordem de publicação.
Em Um Caso Perdido, Sky é a nossa protagonista, quem narra a história. Vamos descobrindo com ela todos os segredos e nuances do seu passado, além de ver o relacionamento com Dean Holder se aprofundando. Dessa vez em Sem Esperança, Dean é a bola da vez.
Quando criança, Holder viu Hope, sua melhor amiga, desaparecer sem deixar vestígios, o que quase o matou por dentro. Treze anos depois assistiu sua confidente e irmã gêmea Less tirar a própria vida, o que desestabilizou o rapaz mais ainda. Traumatizado e triste, Holder carrega o sentimento de ter falhado com as pessoas que mais amava. Culpa é a palavra que o define. Quando tudo parecia sem cor e sem sentido, ele conhece Sky, uma garota que pode finalmente ajudar a curar suas feridas, mas ela é tão destruída por dentro quanto ele.
Colleen Hoover |
Como temos exatamente a mesma história do primeiro livro, achei que poderia ficar repetitivo, mas não. Mesmo quando as cenas são com Sky, ou seja, já lemos no livro anterior e sabemos exatamente como ela vai terminar, Colleen Hoover nos apresenta detalhes e fatos vividos por Holder que transformam a visão que temos de Um Caso Perdido. Fora os momentos de antes de conhecer Sky e um pequeno trecho a mais além de quando o primeiro livro acaba.
Com Sem Esperança percebemos que o Holder que conhecíamos da obra anterior é muito mais profundo, cheio de nuances, fantasmas do passado, culpa e dor do que a autora nos permite ver naquela primeira olhada. Ele não é um garoto problema, agressivo e rebelde com a sinopse mal escrita nos faz acreditar. Como o narrador é ele mesmo em primeira pessoa, temos acesso aos seus sentimentos, medos, frustrações e amor por Sky, Hope e Less. Holder tem um passado horrível, mas pode ter um futuro consertado e feliz, apesar das perdas irreparáveis e do choque inicial.
O interessante é que agora temos acesso mais fundo a alguns personagens que tiveram pouco destaque no primeiro, como Daniel, melhor amigo de Holder, a própria Less e os pais dele.
O livro é, mais uma vez, uma história de perdas, culpa, tragédias, mas também de perdão, amor e novos começos. Emocionante, delicado (mesmo sendo narrado por um rapaz), pesado e triste, Sem Esperança é o complemento perfeito para um livro que eu guardo no coração. Chorei, ri, me emocionei e torci desesperadamente por Holder e Sky, mesmo já sabendo o que ia acontecer no fim.
Quem gostou de Um Caso Perdido com certeza vai gostar de Sem Esperança, mas quem não curtiu o primeiro (Você é maluco?), pode passar a gostar, porque agora temos a história mais do que completa.
Espero ansiosamente por Finding Cinderella, o terceiro livro da série Hopelles que conta a história de Six, melhor amiga de Sky.
Colleen Hoover, eu te amo! Por favor, me deixa ler tudo o que você escrever na vida.
Recomendo demais.
Quer comprar? Tem aqui na Livraria Janina.
Teca Machado
Sou louco pra ler Um Caso Perdido! Agora to com mais vontade ainda. Adorei o post.*-*
ResponderExcluirBjos
mundoemcartas.blogspot.com.br
Markus, leia o mais rápido possível.
ExcluirÉ incrível!
*.*
Beijooos
Oi
ResponderExcluirEu estou louca para ler um caso perdido, pois muitos falam bem dele e gostei de ler sua opinião a respeito da visão do protagonista, parece um livro incrível.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Denise, é muito incrível.
ExcluirTenho certeza que você vai adorar!
*.*
Beijooos
Sério que vai ter história sobre a Six? Não tava sabendo... e sinceramente nem sei se gostei muito da novidade. Existem histórias que ficam ótimas com um volume único, que nem Como eu era antes de você, que a autora inventou de fazer uma continuação de como a Lou ficou após tudo que ocorreu. Sabe, tem coisas que o bom é exatamente ficar só na nossa imaginação. E eu estava com um pé atrás pra ler Sem Esperanças justamente pelo que você comentou, de parecer repetitivo, maas como você falou que é acrescentado vários outros detalhes que fazem diferença, quem sabe eu acabe arriscando, já que Um caso perdido é realmente um livro mais do que maravilhoso
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem tag do skoob no blog, vem ver!
Jura que tem um livro dois da Lou? Nem tinha ideia disso!
ExcluirVou procurar, apesar de achar que sem o Will fica totalmente sem graça.
Sem Esperanças não foi o caso. Foi incrível ler a visão do Holden. Tenho certeza que você vai gostar, se amou tanto o Um Caso Perdido.
Beijooos
Oi Teca, todos falam tão bem dessa série. Não vejo a hora de poder ler, adorei saber que no segundo volume, se passa no mesmo tempo que o primeiro, mas com os olhos de outro personagem!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com
Kétrin, isso é o mais incrível desse livro.
ExcluirAchei que ia ser repetitivo, mas não é maravilhoso ver por outros olhos.
Beijooos
Oi Achei ótima sua resenha, achei muito incrível como agora que estou lendo estou assistindo o filme " E se eu fica " sei lá achei que me lembro bastante, parabéns pelo post achei ótimo ;)
ResponderExcluirAbraços!!!
http://www.pedrosanttos.com/
Que bom que gostou!
ExcluirBom, não tem nada a ver com Se Eu ficar, mas é tão maravilhoso quanto.
Se bem que esse é ainda melhor.
Beijooos
Oi, Teca!
ResponderExcluirAinda não li os romances de Colleen Hoover, pois nenhum me interessou de fato. Porém, que resenha convidativa! Fiquei curiosa para ler esse livro e o anterior, parecem ser envolventes, bem escritos e com personagens cativantes.
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Rafa, as sinopses fazem ele parecer fraquinho, porque se você contar mais do que isso, vai ter muito spoiler e perder toda a graça do livro.
ExcluirLê, prometo que não vai se arrepender!
Beijooos
E aí!!
ResponderExcluirEsse não é o meu gênero predileto, mas sua resenha está excelente e despertou em mim uma certa vontade de lê-lo =)
Abraços!!
Enjoy The Little Things
Que bom, Guilherme!
ExcluirO importante é não deixar de ler mesmo não sendo o gênero preferido.
Beijooos
Oi tudo bom?
ResponderExcluirOlha, eu não sou muito fan de new adult, eu confesso, mas essa autora me pegou de um jeito que até leio o que ela anota pra comprar no supermercado kkk
Beijos
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Somos dois, hahaha.
ExcluirMas eu já sou fã do gênero, aí já viu, né?
Morro de amores!
Beijooos