George R. R. Martin, eu amo você! – Sobre A Guerra dos Tronos
Depois de quatro semanas de leitura intensa, de guerras sangrentas, de raiva de vários personagens, de revoltas por mortes que simplesmente não deviam ter acontecido, finalmente acabei o maravilhoso e enooooorme A Guerra dos Tronos, o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin.
Vou dizer uma coisa que vocês já sabem: O autor realmente não tem remorso de matar seus personagens. Mortes são mais corriqueiras do que respirar. Então, CUIDADO a quem você entrega o seu coração de leitor. Como eu já estava prevenida que todo mundo vai morrendo, só me apaixonei por quem sabia (ou imaginava) que não ia deixar o mundo dos vivos tão cedo. Ainda estou revoltada com uma das mortes e esperançosa que ele esteja vivo nos outros livros, porque em hora nenhuma falou “Olha, ele morreu mesmo, eu vi a cabeça dele separada do corpo”. Estou otimista, acho que o George está enganando o público.
Enfim, resumão para quem é de outro planeta e não sabe do que As Crônicas de Gelo e Fogo falam: Três histórias acontecem paralelas. No continente de Westeros, uma espécie de mundo medieval cujas estações duram anos ou mesmo décadas, os Sete Reinos entram em guerra pelo Trono de Ferro e pelo domínio de todo o território. Ao mesmo tempo os Cavaleiros Negros estão no extremo norte se preparando para o inverno rigorosíssimo que está chegando, assim como estão com medo dos Outros, uma espécie sobrenatural que diz-se extinta pelos últimos oito mil anos e se alimenta de frio e humanos. Enquanto esse bafafá todo acontece, uma herdeira do Trono de Ferro exilada do outro lado do mar luta para voltar ao seu país e retomar o lugar que lhe é de direito.
George R. R. Martin - o matador |
É difícil explicar esse universo complexo no melhor estilo J. R. R. Tolkien e sua Terra Média. Nesse primeiro volume, o Lorde Eddard Stark, conhecido como Ned, é o senhor de Winterfell, o reino mais ao norte. Quando o Rei Robert Baratheon, seu velho amigo, lhe oferece a segunda posição mais alta da corte, mesmo não querendo Ned é obrigado a aceitar. Mal sabe ele que a sua vida, a da sua família e a de todo reino está prestes e virar de ponta cabeça, ainda mais porque o Lorde acredita que o antigo ocupante do cargo foi envenenado, provavelmente pela manipuladora Rainha Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime.
Sim, o livro é enorme (1.070 poucas páginas) e, sim, a letra é minúscula. Mas não deixe que isso te assuste: é fantástico e vale muito a pena. Mesmo cheia de personagens, lugares e situações, a história vai fluindo e o leitor fica completamente envolvido nesse universo criado por um autor que pode ser chamado de gênio. O modo como ele escreve, em terceira pessoa, alternando os capítulos entre os personagens e seus pontos de vista, não cansa, pelo contrário, aumenta a curiosidade.
Impossível não amar os Starks (Menos a idiota da Sansa, falei sobre como odeio ela aqui). Com o lema “The winter is coming”, são integros, corretos, regidos pela honra e ganharam o meu coração facilmente. Jon Snow e Robb, eu amo vocês! Até você, Ned. Já os Lannister, que dizem “Hear me roar”, são totalmente o contrário, manipuladores, assassinos e ambiciosos. A palavra “vaca” é o melhor modo de descrever a Rainha Cersei. É aquele tipo de personagem que a gente ama odiar (Ou seria odeia amar?). Dos Lannister, o Duende, anão Tyrion, é o mais legal. Para guardar do lado esquerdo do peito. Joffrey, o filho do rei, eu odeio. Aquele bundão idiota! Vocês podem ver que eu realmente me empolgo nos sentimentos. Sofro total por eles.
Loucamente apaixonada pela história e por Westeros, agora estou doida para ver a série da HBO, que eu me segurei para não assistir antes de ler o livro, e também para continuar com a leitura dos livros. Mas depois de algo tão intenso, tenso, mortífero e sanguinário, preciso urgente ler um livro bem bobinho, adolescente e leve.
And, remember, the winter is coming, baby!
Compre o seu box ou o livro avulso aqui na Livraria Janina.
Recomendo muito.
Teca Machado
Eu comprei um box igual ao seu, mas foi na submarino, chegou essa semana e eu fiquei super empolgada em começar a ler!!
ResponderExcluirAdorei o que você escreveu, me deixou com muito mais vontade de ler!! *-*
Beijos, linda
Rabiscos & Cenas
Espero que goste.
ExcluirEu adorei!!!
Beijooos
Eu adoro esses livros, adoro essa série e, principalmente, tenho um caso de amor e ódio com o autor. Amor porque ele é incrível; ódio porque ele mata todos os meus preferidos. kkkkk
ResponderExcluirExcelente postagem.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro
Estou começando a me sentir como você : amor e ódio, haha.
ExcluirQue relação tóxica!
Beijooos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMe matei rindo nesse finalzinho quando você falou sobre os personagens. Eu particularmente não gosto muito do Robb Stark. Gostaria tanto de ti dar spoilers... hahaha mas eu não sou tão má quanto o Joffrey então vou me segurar. Eu não li os livros, só assisti a série, mas amei pra caramba.
ResponderExcluirOs meus personagens preferidos são a Daenerys e o Tyrion também :)))))) como eu amo essa anão.
Leitores Forever
Por favoooor, spoilers não, hahahaha.
Excluir:x
Bom, nesse primeiro livro ainda dá para amar o Robb. Vamos ver daí para frente.
A Daenerys e o Tyrion são mto amor nessa vida.
Beijooos
Caraca... Eu já estava namorando o box pela capa, desde quando você comprou, depois desse post então, tive a certeza de que vou ter que ler esse tijolão gostoso da vida!! <3
ResponderExcluirAdorei tudo que você escreveu e me deixou com muiiita vontade de mergulhar nesse marzão de guerras e disputas por território!!!
Mil bjinhos!!
http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/
Camila, tenho certeza que você vai gostar!
ExcluirÉ muito muito bom.
É um tijolo querido, hahaha.
Vou demorar acho que anos para ler todos.
Beijooos
Oi! Nooossa que livro grosso. Só de olhar já me dá preguiça hahaha Ultimamente tenho preferido livros mais leves mas gostei muito de saber que, apesar de ser enorme, é muito bom. Sempre vejo muita gente falando disso mesmo, que este autor não hesita em matar os personagens haha
ResponderExcluirbeijos ♥
nuclear--story.blogspot.com.br
Eu fico com preguiça quando olho o box todo, aí sim, hahaha.
ExcluirÉ muito gostoso de ler.
Beijooos
Nunca li os livros, nem assisti a série...Mas essa edição está um verdadeiro luxo *-*
ResponderExcluirBj
Amanda Nery
leituraentreamigas.com.br
Gosto até mais dela do que da edição original.
ExcluirMais elegante a capa.
Beijooos
Teca, não sei se faz muito o meu estilo esse livro e a série. Morte, sangue e tal... Você conhece a sua amiga aqui, né? Hahahaa ;p Mas quem sabe ano que vem, eu querendo arriscar novos estilos hahaha! Se quiser indicação de livro "bobinho", pode falar comigo hahahah! Tenho uma lista giga! =D
ResponderExcluirBeijocas,
Carol
www.pequenajornalista.com.br
Friend, nada a ver com você mesmo.
ExcluirHahaha.
Esse eu não te indico.
:P
Beijooos
Vontade de começar a ler agora mesmo! Estou com os 3 primeiros aqui mas no momento estou lendo O diário de Anne Frank, mas assim que acabar vou começar As crônicas de gelo e fogo. Não aguento mais de ansiedade. Assisti as duas temporadas da série (e sofri horrores com a morte de Ned) e fiquei encantada.
ResponderExcluirBeijos!
http://diario-noturno.blogspot.com.br/
A morte do Ned é ridícula, né?
ExcluirMeu coração despedaçou, mas ainda acho que ele está vivo, hahaha.
Se gosta da série, acho que vai gostar do livro.
Beijoooos
Sempre tive vontade de ler toda a série e depois de ler esse post aumentou mais ainda, mas o tamanho me deixa um pouco assustada, preciso dividir melhor meu tempo para lê-los e essa edição é linda demais!
ResponderExcluirBeijos!
livrosdawis.blogspot.com.br
É preciso de tempo mesmo.
ExcluirMas é muito muito bom!
Beijooos
Li até o segundo livro e ainda estou criando coragem para continuar a série. São enormes os livros! ;(
ResponderExcluirAdoro a história, mas por enquanto estou acompanhando apenas a série. rsrs
beijos
www.apenasumvicio.com
Diz que o 3 é o maior e mais chatinho.
Excluir:(
Beijooos
Oi Teca!
ResponderExcluirLi Game of Thrones há uns anos atrás, conforme foi saindo no Brasil, e como sou fã de uma fantasia, eu adoro a saga! Claro que tem seus defeitos, mas o autor construiu um mundo muito interessante e complexo do jeito que eu amo!
Amei o terceiro e o quinto livro, são obras primas! Muito agoniantes e cheios de surpresas, os outros também valem a leitura! Apesar de imensos eu sempre recomendo GoT, acho algo válido! E gosto muito mais dos livros que da série, inclusive!
Agora, torcendo pra ele não morrer antes do ultimo livro, porque né, sacanagem hahaha
Beijos! Ótima resenha em conjunto :D
http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/
Ooi, Caah!
ExcluirSó li um e já estou morrendo de paixão eterna, hehe.
O universo dele é realmente incrível. Amo autores assim.
Beijooos
Antes de mais nada, queria te parabenizar por conseguir escrever uma resenha sobre ASOAIF. Sério, de verdade. Li os três primeiros livros no ano retrasado e nunca me sentiria emocional// ou mentalmente preparada para escrever uma resenha sobre esta série do George, hehe. Em todo caso, apesar de ser um livro gigantesco, ele realmente prende o leitor. Levei uma média de quatro semanas para ler cada um dos livros também, o que é um tempo infinitamente maior do que levei para ler qualquer outro livro, e realmente dá essa sensação de "preciso de uma leitura leve" depois que você termina, hehe. Sei que nem todos gostam dos Starks, mas eu AMO essa Casa (GO, STARKS!). Justamente por serem os que levam a integridade, a justiça e a honra mais "a sério". E também é bem por causa disso que muitas pessoas menosprezam os Starks. Mas admiro a forma com que eles mantêm seus princípios, mesmo em meio ao caos que se instala em Westeros. "Jon Snow e Robb, eu amo vocês!"² E a Arya também ♥
ResponderExcluirhttp://confissoesdeumleitor.wordpress.com/
Liah, também sou total Go Starks! Hahaha.
ExcluirObrigada! Que bom que gostou da resenha.
Confesso que quando gosto demais do livro, é dificílimo escrever. Mas eu tento!
Aaah, esqueci de colocar a Arya, mas amo elas. O amor por Jon e Robb é mais de querer casar com eles, hahaha.
Beijooos