O Candidato Honesto – Leandro Hassum homenageia Jim Carrey
A comédia é um ótimo meio para tratar de assuntos sérios. De maneira muito mais leve e de fácil “digestão”, Leandro Hassum nos fala sobre política no seu novo longa O Candidato Honesto, mais uma parceria com o diretor Roberto Santucci, de Até Que a Sorte nos Separe. Muito engraçado e livremente inspirado em O Mentiroso, do Jim Carrey (Um dos meus filmes preferidos, haha), foi lançado dois dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, o que foi extremamente bem pensado.
Em O Candidato Honesto, Hassum vive João, um deputado e candidato que acabou de passar para o 2º turno das eleições para presidente do Brasil. Apesar do que a propaganda política dele mostra, João é um safado, sem vergonha, corrupto e mentiroso. Sua esposa (Flávia Garrafa), uma perua com a gengiva gigante, se mostra perfeitamente feliz em ser bancada pelo dinheiro público, assim como a sua amante (Ellen Roche).
O candidato e a sua esposa |
João: Acho que estou tendo uma crise de consciência.
Assessor: Não, político não tem isso.
João: O que? Crise?
Assessor: Não, consciência.
Hassum está ótimo, engraçado como nunca, e tem no elenco outros atores que mesmo aparecendo pouco são ótimos, principalmente Victor Leal (Do grupo Os Melhores do Mundo), que é o seu assessor de campanha, e Flávia Garrafa, como esposa. Luiza Valdetaro tem um papel importante, como jornalista de política, uma das únicas no mundo que acreditam em João. Estranhei ver ela morena e de olhos castanhos. Alguns integrantes da Porta dos Fundos aparecem e são ótimos.
Hassum e Luiza Valdetaro |
Um problema para mim foi o som do filme. Tinha horas que não dava entender o que era falado. Não sei se foi o cinema que eu assisti (No interior de MT, meio mais ou menos) ou se era da produção mesmo.
Mesmo sendo engraçado como nunca e usando exageros característicos das suas comédias pastelões, Hassum tem seus momentos sérios e faz o público pensar bastante em certas questões, principalmente da metade do longa para frente. A questão principal é: Ainda tem jeito? É preciso mesmo de forças cósmicas para que os políticos no Brasil fiquem honestos?
Independente de você ser direita, esquerda, centro, neutro, simpatizante de todos os lados, a lição que fica é boa: Valorize seu voto, pesquise seu candidato, não se venda por pouco, ajude a limpar a sujeira e a corrupção do país.
Como não confiar num rostinho tão simpático? Haha |
Independente de você ser direita, esquerda, centro, neutro, simpatizante de todos os lados, a lição que fica é boa: Valorize seu voto, pesquise seu candidato, não se venda por pouco, ajude a limpar a sujeira e a corrupção do país.
Recomendo.
Teca Machado
Nenhum comentário: