Harlan Coben, um dos meus autores preferidos, definitivamente tem em Seis Anos Depois um dos seus melhores livros. Tudo bem que todas as suas obras tem o mesmo estilo e o mesmo tipo de personagem principal, mas seus enredos são sempre tão diferentes, complicados (No bom sentido), interessantes e envolventes que é impossível o leitor não ler as páginas correndo porque quer saber que confusão toda é aquela. E foi muito assim com esse seu último lançamento, que peguei em parceria com a Livraria Janina. Terminei falando em voz alta: Mais um excelente romance policial, Cobenzinho!
Em Seis Anos Depois, conhecemos Jake Fisher, um professor universitário com o coração extremamente partido. Na primeira linha do livro ele já nos conta o motivo: Foi para a igreja assistir o casamento do amor da sua vida com outro homem. É masoquismo, ele sabe, mas precisava ver com os próprios olhos para acreditar. Porque, afinal, aquilo não fazia sentido. Até poucos dias antes ele e Natalie Avery estavam extremamente apaixonados, um casal de verdade. Do nada ela resolveu terminar com ele e casar com Todd, um ex-namorado. Ao fim da cerimônia, Natalie pede que Jake nunca mais a procure, que a deixe viver sua vida em paz.
E o professor mantém a sua promessa. Pelo menos durante seis anos, até quando ele vê o obituário de Todd no jornal. Como o marido morreu, imagina que não precisa mais manter a promessa, certo? Então ele vai até o enterro e tem uma surpresa: a viúva é diferente. Até aí tudo bem, vai que Todd e Natalie se divorciaram no meio do caminho. Mas vendo o velório, percebe que o falecido já era casado há mais de décadas com outra mulher e tinha dois filhos. Percebe, então, que o casamento com a sua ex foi uma farsa e está completamente decidido a ir atrás dela. O problema é que não é o único a querer encontra-la. E ela não quer ser encontrada de jeito nenhum.
Meu querido careca Harlan Coben |
O enredo de Seis Anos Depois, narrado em primeira pessoa por Jake, é extremamente ágil, com segredos escondidos no passado que tem consequências no presente. O protagonista passa de professor universitário certinho para procurado pelo polícia e por bandidos em questão de páginas devido às confusões que se mete na busca por Natalie. A evolução do personagem é visível, foi muito bem construída. As situações moldaram-no e abriram seus olhos para o mundo. O amor dele por Natalie é coisa de outro mundo. É o livro do autor com o sentimento mais forte, pois ele é quem motiva essa busca.
Harlan Coben é um malandrinho, adora enganar o leitor. Como já li várias obras dele, não me deixo enganar. Não caio nas pistas falsas, mas ainda assim não consigo adivinhar o que aconteceu. Um dos melhores pontos do autor é que ele faz momentos de ação, suspense e drama pontuados com pequenas frases de humor, geralmente do personagem principal. Na sua série do Myron Bolitar, isso acontece o tempo todo. Jake Fisher é muito parecido com seu protagonista mais famoso, tanto na personalidade quanto no porte físico de quase dois metros de altura.
Seis Anos Depois é surpreendente até a última página. A história vai se enrolando cada hora mais, Jake vai ficando tão envolvido em tudo que em alguns trechos até fiquei com dó. Apenas nas últimas páginas as cortinas vão se abrindo. Até o último momento ainda há surpresas.
Recomendo demais.
Te convenci a querer ler? Tem ele aqui na Janina.
Teca Machado
Fiquei tão convencida a ler que ACABEI de terminar o meu e estou com cara de: U-A-U-! Adoro suspenses com uma pitada de romance. O livro é todo muito inteligente e surpreende a cada página. Estou aqui querendo montar um esquema escrito pra terminar de visualizar como as histórias dos personagens se cruzaram hahaha achei fantástico! Estou pronta pra ler outro livro do autor. Adorei!! Continue postando suas dicas MARAA! Beijinhos Poli
ResponderExcluirPéssimo livro, sem pés nem cabeça. A acção é uma manta de retalhos sem um mínimo de credibilidade. Mal escrito e mal traduzido.
Excluir