Há um provérbio chinês, que abre o livro Uma Lição Inesquecível, que afirma que as pessoas que devem se encontrar estão conectadas por um fio invisível que as liga pelo resto da vida. O fio pode encurtar, esticar, se enrolar, o que for, mas ele nunca se rompe. Alguns chamam isso de destino. Para Laura Schroff, uma executiva que nos anos 1980 estava com a carreira em ascensão, o “fio” a fez encontrar Maurice, um menino de rua negro, pobre de 11 anos.
O livro Uma Lição Inesquecível, de Laura Schroff e Alex Tresniowski, é baseado na história real de Laura e de Maurice e de como a amizade entre eles salvou a vida dos dois de uma maneira completamente improvável.
Em certa tarde, uma segunda-feira em 1986, Laura estava caminhando pelas ruas de Manhattan. Um garotinho de repente lhe disse:
- Com licença, senhora. Tem uma moeda? Estou com fome.
Laura e Maurice logo após se conhecerem
Laura passou reto, pois como todo mundo na grande ilha de Nova York, estava acostumada a ver mendigos e pedintes, a tratá-los como invisíveis. Mas de repente a executiva parou, deu meia volta e disse que se ele estava com fome, ela o levaria para almoçar no Mc Donald’s. Começou assim uma amizade no mínimo inusitada que levou a encontros semanais entre os dois por mais 150 segundas-feiras.
Maurice sempre viveu um um mundo rodeado de drogas. Sua casa não foi um lar, e sim um antro de tráfico e prostituição. Ele nunca teve estabilidade e normalidade. Laura providenciou isso a ele, juntamente com amor, compreensão e compaixão, além de ensinamentos de valores e de ética. Já Laura teve uma infância difícil com o pai alcoólatra, mas sempre foi amada pela família e, apesar de simples, nunca lhe faltou nada. Maurice lhe providenciou algo que ele nunca teve: Um filho e amor incondicional. Maurice diz que Laura foi o seu anjo. Laura diz que Maurice foi o seu anjo.
Laura e Maurice hoje
Uma Lição Inesquecível é um livro com aquele tipo de história que precisa ser compartilhada com o resto do planeta. Do tipo que aquece o seu coração e te faz perceber que, talvez, o mundo não esteja tão perdido assim. Ainda há pessoas boas por aí que fazem o bem realmente sem olhar a quem.
A leitura desse livro flui e vai rapidinha. Não são muitas páginas, só 256. A linguagem é fácil, simples e tranquila. Uma Lição Inesquecível não é nenhuma grande obra de literatura, mas pode fazer a diferença de uma maneira profunda. Mostra que pequenos atos são aqueles que, na verdade, fazem mais diferença na vida de quem precisa.
Recomendo.
Teca Machado
Gosto muito do seu blog, sempre instigativo da boa leitura
ResponderExcluirObrigada, Lucas!
ExcluirFico muito feliz.
Volte sempre!
;*